SINDICOND Alerta - Cuidado com Invasões aos Condomínios

O SINDICOND – Sindicato Patronal dos Condomínios do Est de São Paulo, alerta a respeito novo golpe que está ocorrendo.
Se não bastasse todos os golpes digitais e a enorme violência que assolam todas as cidades, os prédios vem se deparando com uma nova modalidade de crime.
Criminosos tratam de buscar, nas lixeiras dos condomínios, os pacotes das encomendas recebidas e após isso, retiraram as etiquetas, quando legíveis.
De posse desta etiqueta de entrega com o endereço do Condômino, tratam de coloca-la em outra embalagem falsa e depois se dirigem ao local, se fazendo de entregadores, quando então os porteiros liberam a entrada para o acesso ao condomínio.
Os criminosos pedem acesso ao interior do condomínio com a desculpa de fazer a entrega diretamente ao morador.
O SINDICOND – que representa a grande maioria dos condomínios no Estado de São Paulo (exceção da Baixada Santista), felizmente ainda não foi notificado casos desta modalidade criminosa no Estado.
Fizemos o contato com algumas grandes administradoras de condomínios que também ainda não receberam estas queixas.
De qualquer maneira, o golpe já é praticado em alguns estados, principalmente no Distrito Federal, e a qualquer momento será intentado aqui em São Paulo e sendo assim todos devemos ficar atentos.
O SINDICOND estará oficiando a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar solicitando atenção das autoridades.
Também trataremos de alertar o setor, através do site da entidade e dos contatos que temos diariamente com Síndicos e administradoras.
No tocante às precauções, se faz indispensável o Síndico informar aos Condôminos para destruir totalmente a embalagem, sobretudo a etiqueta de destinatário e a de remetente.
Em segundo lugar, o Síndico deve alertar a portaria para não permitir a entrada de qualquer entregador sem a autorização do morador.
Em terceiro, não permitir que pessoas acessem as lixeiras, que devem ficar protegidas em locais específicos.
Aliás, seria muito recomendável que nenhuma entrada de entregador fosse permitida, deixando os pacotes na portaria, pois não é difícil acontecer de porteiro ou Condômino distraído deixar o falso entregador adentrar ao interior do prédio.
O SINDICOND está mapeando a situação e se coloca à disposição para qualquer auxílio ou esclarecimento.
Depto Jurídico
SINDICOND