A manutenção hidráulica preventiva deve ser feita anualmente

Imagem de Freepik
O cuidado evita surpresas e dores de cabeça com a casa no futuro.
Aquela torneira que não está fechando direito, o chuveiro com pouco fluxo de água ou até mesmo o tanque, que não está atendendo às expectativas de funcionamento podem ter um grande motivo por trás deles: a falta de manutenção hidráulica em casa.
Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, a casa é como um carro, que precisa de revisão, atenção e manutenção constantes para resultarem em um bom funcionamento de todas as partes que a envolvem. A manutenção hidráulica é uma peça importantíssima neste caso.
Camilla Irion, gerente do Reppara!, plano de assinatura para serviços residenciais do Grupo Porto Seguro, explica que os vazamentos mais comuns em casas e apartamentos são os que os moradores não sabem que existem e não conseguem ser identificados nem com revisões nas tubulações. Normalmente, ocorrem nos vasos sanitários, tubulações aterradas ou nas paredes da casa.
Os vazamentos, quando identificados previamente, podem ser controlados e resolvidos de forma mais simples (Foto: Unsplash / Harry Grout / CreativeCommons)
A grande solução para evitar esses problemas e não ter uma "dor de cabeça" maior ainda no futuro, é apostar na manutenção hidráulica preventiva. O arquiteto Bruno Moraes explica que a prática atua para que o bom funcionamento de metais e louças ocorram na residência.
A manutenção para corrigir um problema que já existe também funciona, mas, muitas vezes, o barato sai caro. Ir adiando a correção de um vazamento pode acarretar prejuízos financeiros não só na conta de água, mas também com os consertos. No caso de apartamentos, por exemplo, Bruno explica que o vazamento pode chegar nos imóveis de outros andares e causar um dano ainda maior.
Além da revisão de torneiras, Cristiane explica que a inspeção anual contempla a limpeza de calhas, revisão do registro, bom funcionamento de ralos e manutenção das demais louças e metais.
Caso as torneiras estejam vazando, é muito importante acionar um serviço para corrigir o problema. Mas para evitar que ele aconteça, aposte na manutenção hidráulica preventiva (Foto: Unsplash / Luis Tosta / CreativeCommons)
Porém, para garantir o bom funcionamento de todas essas partes da casa, é preciso fazer uma revisão constante. “Recomendamos que a checagem seja feita a cada quatro meses, para garantir que tudo esteja em ordem”, alerta a gerente. “A não identificação de um vazamento, seja interno, seja externo, pode causar problemas ainda maiores para o sistema hidráulico da residência e até mesmo outros males graves para a estrutura da casa”, complementa Camilla.
A dica extra de Bruno para quem aproveitará o começo do ano para viajar, é fechar o registro geral da casa para garantir que nenhuma surpresa espere os moradores na volta para o imóvel.
Fonte: revistacasaejardim.globo.com