Controle de pragas em Condomínios e Documentos Exigidos
Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik
Ratos, baratas, escorpiões e aranhas são alguns tipos de animais que tiram o sono dos Síndicos e Síndicas e dos Condôminos. Por isso é tão importante fazer o controle de pragas urbanas, para garantir a tranquilidade dos moradores.
O empresário Ronaldo Leite Torres, da Omega Controle de Pragas, sediada em Campinas, informou que o controle deve ser feito no mínimo a cada três meses. “Até três meses é aceitável”, disse Ronaldo. Porém, cada caso é um caso. Dependendo da infestação, o controle precisa ser feito uma vez por mês.
Segundo Ronaldo, além da pulverização do produto nas áreas comuns, também deve ser feito o controle nos apartamentos ou nas residências em Condomínios horizontais.
Assim que é contratado para dedetizar o Condomínio, Ronaldo encaminha um comunicado para o Síndico fixar no quadro de avisos e enviar mensagens pelo WhatsApp.
Confira as recomendações durante a dedetização:
- Manter fechados janelas e vãos de portas para evitar que os insetos entrem nas residências durante a aplicação;
- Manter ralos fechados;
- Evitar permanência de pessoas e animais nas proximidades dos locais onde o produto é aplicado;
- Evitar usar as áreas comuns dedetizadas por, no mínimo, quatro horas.
Normalmente, a eficácia do produto é de até 90 dias nas áreas internas com bom acabamento e 30 dias em áreas externas, que sofrem ações do sol e de chuvas.
A recomendação do Sindicond é para o Síndico contratar empresa especializada legalizada para fazer o controle de pragas, para evitar transtornos, como baixa eficiência e até mesmo intoxicação.
A recomendação do empresário Ronaldo Leite Torres, da Omega Controle de Pragas, sediada em Campinas, é que o Síndico ou Síndica exijam quatro documentos das empresas:
- Alvará da Vigilância Sanitária;
- Registro do Responsável Técnico, que pode ser biólogo, engenheiro agrônomo, engenheiro químico ou bioquímico;
- Cadastro da empresa no Conselho do Técnico Responsável;
- CNPJ da empresa com data recente.
Ronaldo ressalta que todos os produtos utilizados na dedetização dos Condomínios têm as vendas controladas. E, durante a aplicação, os funcionários da dedetizadora precisam usar equipamentos de proteção individual, como máscara, óculos e luvas apropriados.
Segundo Ronaldo, o controle desses produtos é rígido desde a correta armazenagem até a forma correta do descarte da embalagem, que é submetida a tríplice lavagem e é furada, para evitar a reutilização do frasco.