Confira dicas sobre pintura de fachadas de prédios

Imagem de Freepik

Os moradores de Condomínios solicitaram conteúdo sobre recuperação de fachadas de prédios e a reportagem do Sindicond atendeu ao pedido.

As informações foram obtidas junto as Tintas Renner by PPG para orientar os Síndicos, responsáveis em deixar as manutenções em dia.

Esta é a primeira de uma série de quatro reportagens sobre o assunto, com inclusão também de entrevistas já veiculadas pelo Sindicond.

Mas, afinal de contas, qual deve ser a periodicidade da reparação das fachadas de prédios?

“As pinturas em fachadas podem sofrer desgastes prematuros por conta de variáveis relacionadas a exposição da superfície a radiação solar ou ainda ao acúmulo de material orgânico sobre a superfície. Por conta disso, esta área acaba sendo suscetível a um desgaste prematuro, a depender da qualidade da tinta utilizada e do sistema de pintura empregado, podendo ser necessária uma repintura a partir do primeiro ano.

Fique de olho na duração das tintas

A durabilidade de proteção das tintas varia de acordo com a categoria na qual ela está inserida.

Por exemplo: Tintas Super Premium podem chegar a durar protegendo a superfície em média de 5 a 8 anos, enquanto uma tinta de qualidade Standard entre 1,5 a 3 anos.

Vale ressaltar que a durabilidade do acabamento está relacionada a diversos fatores, tais como qualidade dos produtos, mão de obra especializada, espessura de filme, sistema de pintura escolhido e manutenção periódica com lavagens anuais por exemplo.

Existem tintas especiais para usar nas fachadas?

Segundo a empresa, sim. Dentro do portfólio de produtos Tintas Renner by PPG, por exemplo, existem materiais específicos para esta aplicação.

Um exemplo é a linha Frentes & Fachadas Emborrachada (Fosco) ou ainda Frentes & Fachadas Elástica (Acabamento semi-brilho e sem contratipo no mercado), ambos produtos com alto desempenho para pinturas de fachadas, inclusive na prevenção e correção de microfissuras.

Quais são as inovações tecnológicas das tintas para permitir maior durabilidade e melhor cobertura

As novas linhas de produtos para fachadas da Tintas Renner by PPG recebem atualizações constantes. Segundo a empresa, uma das últimas atualizações no portfólio foi o lançamento do produto Frentes & Fachadas Selador Flexível, podendo ser utilizado como um primer flexível para complemento do sistema de pintura flexível garantindo uma melhor aderência e maior eficiência da pintura.

Texturas podem ser uma opção para as fachadas

Uma das opções de revestimentos em fachadas é a aplicação das texturas. Estas possuem uma alta capacidade de preenchimento e correção de imperfeições que eventualmente a tinta não consegue corrigir sozinha.

Cor usada na fachada deve sempre ser a mesma para não descaracterizar o imóvel

A escolha da cor para a realização da pintura deve ser feita de forma inteligente, buscando opções que sofram menos com a ação da radiação solar, fator que pode ocasionar desbotamento precoce. O ideal para estas áreas são tons neutros e mais claros para manter a harmonização da fachada e um bom nível de durabilidade do acabamento.

Como calcular a quantidade de tinta que precisa comprar

É possível estimar a quantidade de produto a ser utilizado. A melhor forma de fazer isso é consultando as informações de rendimento de cada produto disponível no site www.tintasrenner-deco.com.br.

A Tintas Renner by PPG ainda dispõe de uma equipe técnica dedicada a especificação de obras, que pode auxiliar neste processo inclusive com o teste funcional para aferição de rendimento no local.

Para um melhor resultado nas pinturas de fachadas, utilizar sempre produtos normatizados e que atendem aos requisitos mínimos da ABRAFATI.