5 Dicas para conservação de hidrômetros em Condomínios
Bijay chaurasia, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O hidrômetro é um equipamento de precisão que registra o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício. Neste conteúdo, a BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Sumaré, dá algumas dicas para conservação dos equipamentos. Essas informações podem ser extrapoladas aos demais municípios do Estado, inclusive para Condomínios.
O aparelho registra o volume de água utilizado em um imóvel, o que resulta no valor da fatura ao fim do mês, de acordo com o uso. Portanto, toda vez que o chuveiro é ligado, uma torneira é aberta ou a descarga da residência é acionada, o hidrômetro começa a registrar o volume de água utilizado na ação.
“Com as medições dos aparelhos nos domicílios, a concessionária consegue analisar a média de consumo e mapear os hábitos da população, detectar excessos e perdas, propor campanhas de conscientização e projetar melhorias no sistema de abastecimento”, explica Adriano Mendonça, responsável pela área comercial da BRK em Sumaré.
A conservação e o cuidado com o aparelho contra danos e roubos é responsabilidade do cliente, que responderá pelas despesas sempre que ficar demonstrada a falta de proteção e guarda do equipamento. Neste caso, a orientação é que o cliente informe a concessionária o mais breve possível, com a apresentação de um boletim de ocorrência, para evitar a cobrança do novo medidor.
Confira algumas dicas de conservação do aparelho:
- Mantenha o hidrômetro abrigado da chuva e sol;
- Não coloque nada acima do equipamento;
- Mantenha-o sempre limpo para que os ponteiros possam girar sem resquícios de poeira ou sujeira;
- Nunca retire o lacre do hidrômetro;
- Garanta a padronização da instalação do seu hidrômetro, proporcionando o fácil acesso dos agentes da concessionária nas manutenções e leituras mensais.