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Orientações sobre renovação do seguro

Orientações sobre renovação do seguro

Imagem de Freepik

 

Todos os anos, os Síndicos e Administradoras já fazem o planejamento para renovação do seguro obrigatório dos Condomínios para cobertura de sinistros.

Para evitar ter dor de cabeça no caso de acionar o seguro, o Sindicond ressalta que os gestores devem manter todos as manutenções em dia para garantir o pagamento dos valores, em casos de sinistros.

Têm que estar em dia desde o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, por exemplo, quanto as manutenções dos elevadores, dos para-raios, entre outros.

É importante incluir a cobertura de todo o prédio, como portas, janelas, telhados, escadas externas, portões, muros, cercas, áreas comuns das garagens ou pátios, anexos, edículas, churrasqueiras, playgrounds, academias e similares, instalações de força, luz, água, para-raios, antenas, interfones, motores e portões.

Também é necessário incluir na apólice o elevador, com a depreciação. O seguro também deve prever tudo o que faz parte das construções, como móveis, utensílios, equipamentos, instalações, maquinismos. Só não incluem terreno, fundações e alicerces.

Além do seguro Condominial, os moradores também devem providenciar o seguro da unidade, para garantir a cobertura a possíveis danos nos apartamentos. Também inclusive prever a responsabilidade civil familiar para cobrir gastos com danos a outros apartamentos e por vazamentos de água.

Nos últimos tempos, os municípios do Estado também têm sofrido com chuvas torrenciais e alagamentos, inclusive de garagens de Condomínios.

Por isso, a recomendação do Sindicond é que o morador de Condomínio também preveja a cobertura em caso de alagamento, para não ter prejuízos.

É importante fazer sempre a cotação com pelo menos três seguradoras, para verificar o custo e benefício. E também conferir se os valores a ser pagos em caso de sinistros vão cobrir possíveis prejuízos.

Definida a seguradora, o gestor deve enviar um comunicado a todos os moradores por e-mail para comunicar sobre a contratação. É importante também anexar a apólice na mensagem, para o morador estar ciente das coberturas.

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