4 Dicas importantes para segurança na cloud

Imagem de rawpixel.com no Freepik

A migração para ambientes de cloud computing tem crescido exponencialmente nos últimos anos. De acordo com o Cloud Security Report 2023 da Check Point Software, 39% dos profissionais de cibersegurança já alocaram mais de 50% de suas cargas de trabalho na nuvem.

A migração para a cloud oferece, sem dúvida, diversos benefícios, como redução de custos, maior escalabilidade e flexibilidade. No entanto, também traz consigo novos desafios de segurança na cloud.

Segurança na cloud é fundamental para proteger dados confidenciais e evitar ataques cibernéticos

O relatório Cloud Security Report 2023 da Check Point revela que 76% dos profissionais estão preocupados com a segurança na nuvem e 24% já sofreram algum tipo de incidente. No ano de 2021, grandes empresas como Accenture e Facebook sofreram violações significativas de segurança em seus ambientes de cloud, expondo dados confidenciais de milhões de utilizadores.

A segurança na cloud exige uma abordagem diferente da tradicional proteção de perímetro

É necessário implementar medidas de segurança específicas para este ambiente, como:

• Controles de acesso adequados: Definir quem tem acesso a quais dados e recursos na nuvem.
  • Encriptação de dados: Proteger os dados contra acesso não autorizado, mesmo em caso de violação.
  • Monitorização contínua: Monitorar os sistemas de segurança na cloud para detectar e responder rapidamente a ameaças.
  • Medidas de proteção, disponibilidade e recuperação de dados: Garantir que os dados na nuvem sejam protegidos contra perda, corrupção ou indisponibilidade.

4 Dicas da Check Point Software para garantir uma segurança robusta na cloud

1. Adote um quadro de segurança unificado:

• Evite a fragmentação com múltiplas políticas de segurança.
  • Implemente uma solução abrangente e colaborativa com políticas, procedimentos e práticas padronizadas.
  • Utilize uma solução de segurança como, por exemplo, a Check Point CloudGuard, que oferece prevenção avançada de ameaças para todos os ativos e workloads em múltiplas clouds.

2. Incorpore a inteligência artificial e a automatização:

• Utilize a IA para detectar padrões e anomalias que passam despercebidos aos humanos.
  • A IA pode monitorizar continuamente os sistemas de segurança na cloud e notificar sobre atividades suspeitas.
  • A IA também pode reforçar a autenticação e o acesso à informação.

3. Avalie continuamente a configuração e a segurança da cloud:

• Utilize ferramentas de segurança na cloud com funcionalidades de auditoria e geração de relatórios.
  • Mantenha registos detalhados de atividades, eventos e incidentes de cibersegurança.
  • Realize testes de vulnerabilidade para identificar e corrigir fraquezas.

4. Promova uma cultura de segurança e formação contínua:

• Conscientize o seu “team” sobre os riscos da cloud e como responder a incidentes.
  • A formação deve ser contínua e consistente, acompanhando a evolução das ciberameaças.
  • O “The Global Risks Report 2022” do Fórum Económico Mundial revela que 95% dos problemas de cibersegurança têm origem em erros humanos.

A segurança na cloud é um tema crucial para o futuro das empresas. A previsão é que, até 2025, a cloud armazenará 100 zettabytes de dados, atraindo ainda mais ataques cibernéticos.

Dar prioridade à segurança na cloud é fundamental para evitar ser o próximo alvo de ataques cibernéticos. As 4 dicas acima servem como um guia para construir uma defesa robusta e proteger os dados confidenciais da sua empresa.

Fonte: technet.com