Orientações para recolher lixo eletrônico nos Condomínios

Imagem de Freepik
Os moradores dos Condomínios do Século XXI são muito preocupados com as causas ambientais. Daí a importância de o Condomínio fazer a reciclagem do lixo eletrônico.
Mas, afinal de contas, o que é lixo eletrônico. É todo e qualquer equipamento elétrico ou eletrônico. Enquadram-se na legislação celulares, computadores e tabletes.
Segundo Delaine Romano, coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) Seção São Paulo, normalmente quem recolhe resíduos eletroeletrônicos também coleta eletrodomésticos, com exceção das antigas TVs de tubo.
Qual é a melhor solução para descarte do lixo eletrônico
A recomendação é que o lixo eletrônico seja descartado em um contêiner ou Big Bag separadamente dos outros resíduos.
“Não é necessário separar por tipo de equipamento, mas é importante também perguntar à empresa/cooperativa quais materiais não recolhem”, orientou a especialista.
Locais mais adequados para implantar ponto de coleta de lixo eletrônico
Escolher um local para gestão dos resíduos eletrônicos em uma área fechada, para evitar contato com sol ou chuva.
“Importante planejar esse espaço com cuidado. Lembrando sempre que, ao contrário do material reciclável, o resíduo eletrônico é mais pesado e também bastante volumoso”, explicou Delaine.
Normalmente, as empresas/cooperativas que fazem o recolhimento dos recicláveis também recolhem os eletrônicos. “É muito importante saber se ela realmente comercializa esse material ou se apenas recolhe para ´agradar´ o Condomínio e depois descarta de maneira inadequada”, orientou a especialista.
Cuidado com o armazenamento do lixo eletrônico
Muito cuidado, os eletrônicos devem ser descartados de modo que estejam inteiros. Nada de desmontar os eletrônicos antes de descartar. Essa é a principal preocupação desse tipo de descarte.