Compartilhe esse conteúdo

Segurança: uma preocupação constante

Segurança: uma preocupação constante

Imagem de rawpixel.com no Freepik

 

Além das opções de lazer, a busca pela segurança é o que leva muitas famílias a optarem a viver em Condomínios. Mas, ultimamente, o número de furtos e roubos em Condomínios de médio e alto padrão tem chamado a atenção.

E impressiona pesquisa recente de que sete de 10 invasões são decorrentes de falhas no controle de acesso de pessoas. As quadrilhas especializadas sempre vão buscar falhas na segurança para entrar nos apartamentos. Além dos prejuízos financeiros, pode ocorrer violência psicológica.

Pelas últimas reportagens veiculadas pela imprensa, os integrantes de bandos estão bem vestidos, identificam-se como moradores ou visitantes ou aproveitam-se da entrada de morador para ingressar. Ousados, podem se identificar como policiais ou promotores. O porteiro precisar estar sempre vigilante.

Por isso, o acesso ao Condomínio precisa ter controle rígido. Qualquer descuido da vítima pode ser oportunidade para os criminosos agirem.

Além do treinamento constante dos colaboradores para reforçar a segurança, os Condôminos devem evitar comentar suas rotinas com colaboradores. A tecnologia também tem sido uma aliada dos Condomínios verticais ou horizontais.

 

Especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil, Marco Antônio Barbosa dá dicas para reforçar a segurança:

Utilizar equipamentos e sistemas eletrônicos - Os avanços tecnológicos proporcionaram aos dispositivos de segurança ganhos em eficiência, precisão e desempenho. Portas, portões automatizados e sistemas de identificação por biometria para controle de acesso, por exemplo, são medidas bastante efetivas e que ajudam a reduzir os índices de violência.

Controlar quem entra e sai do condomínio - Grande parte das invasões em condomínios de casas e apartamentos acontece por ações de criminosos que conseguem burlar os sistemas de segurança eletrônica, inclusive pela portaria principal. Tentar ao máximo reduzir as falhas humanas. Todos precisam estabelecer normas e protocolos internos de segurança que eliminem a entrada de pessoas estranhas, como o cadastramento de moradores e de visitantes. Também são interessantes equipamentos que deem mais autonomia aos moradores, como aplicativos que facilitam a identificação, sem necessidade de portaria.

Ter um projeto de segurança personalizado para o seu Condomínio - Todo projeto de segurança eletrônica deve ser desenvolvido especificamente para cada local, para cada necessidade de proteção.

Mantenha os equipamentos de segurança atualizados - Quando se fala em instalação de sistemas de segurança eficazes, é preciso levar em consideração a manutenção e suporte oferecido pela empresa responsável pelo projeto, além da verificação da necessidade da atualização dos equipamentos. O mau funcionamento de um equipamento compromete a segurança do condomínio que fica mais vulnerável a ações de criminosos.

Mais notícias