Medidas para amenizar aumento dos gastos

Imagem de Freepik

Os custos dos Condomínios estão aumentando nos últimos tempos em razão do reajuste salarial dos colaboradores, que atingiu em média 6%, e por causa dos últimos aumentos anunciados, como do gás e da energia.

Normalmente, a folha de pagamentos é responsável por 70% da despesa total do Condomínio. Outros 15% referem-se ao consumo de energia.

Há duas alternativas para fazer frente aos reajustes recentes. Os Síndicos e Administradoras podem aumentam a taxa condominial, a partir de autorização dos Condôminos, para fazer frente aos gastos, ou podem adotar medidas de contenção de gastos. Ou podem colocar em prática as duas ações ao mesmo tempo.

Os gestores podem fazer campanhas de uso consciente da água, energia e gás encanado, podem reduzir as horas extras, enxugar o quadro de colaboradores, implantar medidores individuais de água – nos Condomínios que comportam – ou mudar as lâmpadas por outras com maior eficiência energética.