Compartilhe esse conteúdo

Saiba como evitar furtos e roubos em Condomínios

Saiba como evitar furtos e roubos em Condomínios

Imagem de Kris por Pixabay

 

As notícias sobre furtos e roubos em Condomínios têm sido frequentes nos últimos meses. Na maior parte das vezes, a polícia tem agido rápido e prendido quadrilhas especializadas neste tipo de crime. Por isso, o Sindicond volta a destacar a importância de todos os moradores estarem sempre alertas e adotarem um comportamento seguro, para evitar tais delitos. 

Quem mora em prédios de apartamentos deve redobrar a atenção. Mesmo que os Condomínios verticais contem com vigilantes e câmeras de videomonitoramento, os moradores devem evitar determinadas atitudes ao entrar e sair dos prédios a pé ou com os veículos.

Os Condomínios já estão atentos a essas invasões. Os complexos habitacionais podem, por exemplo, instalar sensores de barreiras nos muros, que acionam o alarme em caso de invasão. Sensores magnéticos e sistema de travas em portões também podem ser ótimas medidas para evitar que os ladrões entrem pelos portões da garagem. 

É extremamente importante que os moradores não deem acesso ao Condomínio a pessoas estranhas, mesmo que digam ser moradores.

 

 

Abaixo listamos algumas medidas que podem ser adotadas para evitais tais problemas de segurança.

  • Esperar o fechamento total dos portões eletrônicos antes de sair, para se certificar de que ninguém entrou enquanto esteve aberto.
  • Entregadores não devem ingressar no Condomínio, com as entregas sendo deixadas na portaria.
  • O funcionário da portaria deve ser orientado a avisar os moradores da chegada de todas as visitas e só permitir a entrada após autorização do morador.
  • Deixar uma lista com pessoas autorizadas a entrar com chave no apartamento, como familiares e auxiliares domésticos.
  • Quando o condomínio não tem uma guarita, não abrir a porta para desconhecidos, prestadores de serviços não solicitados e pessoas que pedem para abrir porque vão a um outro apartamento, mas que o respectivo morador não está abrindo.
  • Carros só devem entrar com vidros abaixados, para que seja possível ver quem está dentro.
  • Visitantes devem ser cadastrados na portaria com apresentação de documento.
  • As guaritas devem ser isoladas e seguras, para que os funcionários não sejam rendidos.
  • É muito importante que os funcionários sejam treinados sobre como agir em casos de emergência e com protocolos de segurança que precisam ser adotados.
  • Também é fundamental confirmar a idoneidade da empresa que será contratada para a realização dos serviços caso o Condomínio terceirize os funcionários de portaria, limpeza e segurança, por exemplo.

 

Mais notícias