Dicas para evitar furtos e roubos de veículos
Imagem de Freepik
O entorno dos Condomínios é muito visado pelas quadrilhas especializadas nesse tipo de crime, por causa da concentração de carros estacionados.
Por isso, o coronel da PM da reserva Rogério Nascimento Takiuchi, especialista em segurança pública com 32 anos de exercício na área e mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, dá dicas aos Condôminos e colaboradores dos Condomínios.
![]()
Rogério Nascimento Takiuchi
Takiuchi disse que houve um aumento de furtos e roubos de veículos, de modo geral no Estado, com retomada das atividades presenciais, neste fim de pandemia. "Nas regiões onde existem condomínios e prédios, como existe concentração de veículos, elas tendem a ser local de busca de veículos para ser furtados ou roubados", comentou o coronel da PM da reserva.
“Uma das dicas mais importantes e muito simples é que mesmo que as pessoas tenham algum alarme instalado no carro, seja de fábrica ou seja que ela colocou a mais, é importante que adicione uma trava de segurança, que use de preferência chave tetra. De modo que, mesmo que alguém abra seu veículo na tentativa de levar, ele encontre outro obstáculo físico, que seria uma trava de segurança. Existem vários modelos no mercado, que variam de preço a partir de R$ 40. Não é um custo alto", comentou o especialista em segurança.
Takiuchi explicou que, normalmente, os alarmes são superados facilmente. Isso porque o ladrão pode arrancar a corneta, cortar o fio, tirar o módulo, desligar o alarme e abrir o veículo. “Se encontrar uma trava de volante, de câmbio e de pedal, vai desistir porque está na base no chamado triângulo do crime, os três pensamentos que o criminoso tem”, explicou Takiuchi. Esses obstáculos dificultam a ação do criminoso.
À noite, a sugestão do coronel é que as pessoas estacionam os veículos em local bem iluminado ao redor dos Condomínios, para inibir os criminosos.
A segurança é de responsabilidade de todos. "É muito importante a própria participação do morador na segurança. Deve inclusive seguir as dicas de segurança da cartilha do Sindicond, porque a segurança, o equipamento de segurança instalado no prédio, o próprio treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários do prédio são importantes, mas 50% da segurança de um Condomínio, com certeza, está sob a responsabilidade das atitudes do morador em seguir a cartilha de segurança. Então, a grande terceira dica para fortalecer a segurança de um condomínio é que cada Condômino pratique as dicas de segurança da cartilha do Sindicond" , disse Takiuchi.
SERVIÇO:
https://www.facebook.com/segurancacomcoroneltakiuchi
E-mail: rogeriotakiuchi@gmail.com