Compartilhe esse conteúdo

Perigo dentro de casa: Seu cachorro pode te passar alguma doença?

Perigo dentro de casa: Seu cachorro pode te passar alguma doença?

Imagem de Freepik

 

Em muitos lugares do mundo, os donos de animais de estimação consideram seus cães como membros da família. Mas você sabia que pode ficar doente por causa do seu pet? Embora seja raro, as doenças podem se espalhar por meio de contato próximo, fezes ou urina contaminadas ou por dormir na mesma cama que o seu bichinho. Então, o que você pode fazer para se manter saudável?

 

Benefícios e riscos para a saúde mental

Pesquisas mostram que ter um cachorro tem efeitos positivos na saúde mental dos proprietários. No entanto, existe o risco de que os cães possam transmitir germes e doenças prejudiciais aos seus cuidadores.

 

Pessoas podem ficar doentes por causa de cães?

Sim. Doenças que são transmitidas entre animais e humanos são conhecidas como doenças zoonóticas.

Animais de estimação domésticos podem espalhar germes facilmente, desde infecções estomacais e pequenas infecções de pele até condições de saúde mais graves.

 

Norovírus

De acordo com um estudo realizado na Finlândia em 2012, os norovírus são uma das principais causas de doenças diarreicas que podem sobreviver em cães e ser transmitidas para os humanos.

 

Brucelose

A brucelose é uma doença bacteriana que causa sintomas semelhantes aos da gripe em humanos, como perda de apetite, calafrios, febre e dor nas costas ou no abdômen. Embora seja rara, pode ser transmitida através do contato com cães que carregam a bactéria.

Você pode ter brucelose mesmo se o contato com um cão portador da bactéria aconteceu há meses. Os sintomas podem levar de uma semana a dois meses para aparecer.

 

Campilobacteriose

A campilobacteriose é uma infecção bacteriana transmitida aos humanos através do contato com fezes de cães ou gatos que contêm a bactéria. Os sintomas incluem diarreia, cólicas e febre.

Os sintomas da campilobacteriose podem aparecer de dois a cinco dias após a exposição.

 

Leptospirose

A leptospirose é um tipo de infecção bacteriana transmitida através da urina de cães. Os sintomas incluem febre, desconforto digestivo e dores no corpo. A condição é rara nos EUA e a maioria dos sintomas é leve.

 

Raiva

A raiva, uma doença viral, tem se tornado cada vez mais rara devido às vacinações de animais de estimação. A raiva se espalha de cães para humanos através de mordidas ou arranhões.

Os sintomas da raiva incluem febre, fraqueza muscular e formigamento. Uma vez que os sintomas aparecem, geralmente é tarde demais para o tratamento.

 

Tinea

A tinea é uma infecção fúngica que pode ser transmitida de cães e gatos para humanos através do contato direto ou ao tocar uma superfície ou objeto que teve contato com o fungo, incluindo roupas de cama e tigelas de comida.

Os sintomas da tinea incluem uma erupção cutânea circular, escamosa e com coceira na pele. Medicamentos tópicos podem eliminar a infecção em duas a quatro semanas.

 

Salmonela

A salmonela pode ser transmitida aos humanos através do contato com fezes ou saliva de um cão. Os sintomas incluem febre, diarreia e vômito.

Em 2019, um surto de salmonela associado a petiscos de orelhas de porco afetou cães em todo os Estados Unidos. As bactérias da salmonela podem persistir nas fezes de um animal infectado por quatro a seis semanas após a infecção inicial.

 

A gastroenterite pode ser transmitida entre pessoas e animais de estimação?

A gastroenterite pode ser transmitida de animais de estimação para pessoas em diferentes graus.

Em pessoas e animais de estimação com gastroenterite, os sintomas podem ser semelhantes, incluindo febre, náuseas, vômito e diarreia.

 

Transmissão

A gastroenterite pode ser transmitida entre cães e pessoas através de suas fezes ou saliva.

 

Doença causada por gatos

A salmonela pode ser transmitida aos humanos através das caixas de areia de gatos e enquanto eles circulam pela casa.

 

Quem corre mais risco de ficar doente por causa do cão?

Crianças, pessoas com 65 anos ou mais, gestantes e pessoas com o sistema imunológico comprometido são as mais suscetíveis a contrair doenças de seus cães.

O nível de risco e quem pode desenvolver condições específicas também pode depender da bactéria, fungo ou doença em questão.

 

Os cães podem pegar gripe ou resfriado?

Os vírus da influenza humana podem afetar os cães, mas, de acordo com pesquisas, não parece que os cães apresentem sintomas.

 

Como não ficar doente por causa do seu cão

Boas práticas de higiene e limpeza são a melhor maneira de reduzir ou eliminar o risco de contrair doenças causadas por animais.

 

Recolha os dejetos

Recolha as fezes do seu cão assim que possível e descarte-as em um saco vedado. Evite tocá-las com as mãos ou expô-las a roupas ou superfícies que você possa tocar.

 

Lave as mãos

Lave as mãos com sabão e água morna após manusear um cão ou suas fezes, tigelas de comida, brinquedos ou qualquer lugar onde a saliva do cão possa ter espalhado germes.

 

Evite lambidas no seu rosto

Por mais difícil que possa ser, evite deixar seu cão te dar beijos no rosto, especialmente na área da boca, nariz ou olhos.

 

Acompanhamento constante

Consultas regulares com o veterinário podem identificar problemas de saúde, incluindo parasitas ou doenças infecciosas que podem ser transmitidas entre animais e humanos.

 

Vacinas

Certifique-se de que você e seu cão estejam com todas as vacinas em dia. Os cães devem ser imunizados contra raiva, cinomose, tosse de canil e parvovirose canina.

 

Seja cuidadoso

Evite interações com um cão que pareça assustado ou agressivo, e sempre pergunte antes de acariciar o cachorro de outra pessoa. Se você for mordido ou arranhado, lave e desinfete imediatamente a área e procure atendimento médico, se necessário.

 

Fonte: br.starinsider.com

Mais notícias