Automação residencial: entenda o uso da tecnologia em Condomínios
Imagem de Freepik
Com o aumento da procura por apartamentos, os condomínios inteligentes surgem como aliados para oferecer mais segurança, praticidade e qualidade de vida aos moradores.
O número de pessoas que escolhem morar em apartamentos vem crescendo no Brasil. Segundo dados recentes divulgados pelo Jornal Nacional e G1 São Paulo, com base em pesquisas com especialistas do setor e no Censo do IBGE, a venda de imóveis novos aumenta a cada ano no país, principalmente na aquisição de imóveis menores. Além disso, a cidade de São Paulo, por exemplo, ganhou mais de 400 mil apartamentos nos últimos 12 anos. Com isso, a implantação da automação residencial vem se destacando como uma das grandes tendências do momento por transformar a forma como vivemos e desfrutamos de nossos lares.
No contexto dos condomínios, essa tecnologia assume um papel ainda mais relevante, proporcionando benefícios que impactam diretamente na qualidade de vida e segurança dos moradores. Algumas dessas vantagens:
- Controle total: Os modelos mais modernos de automação trazem recursos como a IoT, que proporciona a comodidade de controlar luzes, persianas, ar-condicionado, eletrodomésticos e muito mais através de um aplicativo em seu smartphone ou tablet. A automação residencial permite que você ajuste o ambiente à sua rotina e preferências com apenas alguns toques.
- Segurança reforçada: A automação oferece um sistema de segurança de última geração, com monitoramento por câmeras, alarmes inteligentes e controle de acesso biométrico ou por reconhecimento facial, sendo este um dos destaques quando o tema é segurança residencial.
- Eficiência energética e sustentabilidade: Esse modelo tecnológico também contribui para a preservação do meio ambiente e a redução de custos com energia. Sensores inteligentes controlam o consumo de luz e água, ajustando-se automaticamente às suas necessidades e evitando desperdícios.
- Gestão condominial otimizada: A iniciativa facilita ainda a vida de quem trabalha nos condomínios residenciais, automatizando tarefas como reservas de áreas comuns, controle de portaria e comunicação com os moradores. Isso se traduz em maior eficiência na gestão do ambiente, gerando economia de tempo e recursos.
- Valorização do imóvel: A implementação de soluções tecnológicas agrega valor ao condomínio, tornando-o mais moderno, atrativo e cobiçado no mercado. Isso se traduz em um aumento no valor dos imóveis, beneficiando os proprietários e proporcionando um retorno positivo do investimento.
Do luxo à necessidade
Pode parecer luxo, mas a automação residencial se mostra cada vez mais como uma necessidade na vida das pessoas. Isso porque além de aprimorar a segurança, ela proporciona mais autonomia, especialmente para a faixa etária longeva e para pessoas com deficiência. “A automação residencial em condomínios transcende o conceito de luxo, tornando-se uma necessidade fundamental para o futuro. Ao aprimorar a segurança e promover a autonomia, especialmente para grupos como a população idosa e pessoas com deficiência, ela não apenas eleva o padrão de vida dos residentes, mas também proporciona uma série de benefícios tangíveis. É importante e satisfatório ter a sensação de controle em suas próprias mãos.”, afirma Jocimar Ristow, diretor da Simpax.
A Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside) aponta que o mercado brasileiro de automação residencial cresce, em média, 11,36% ao ano.
Simpax: A Simpax é uma empresa focada em oferecer soluções inteligentes para gestão de acesso, ponto e presença. Com mais de 10 anos de mercado, a empresa atua em diversos segmentos, como educacional, empresarial, industrial, administração pública, alimentício, entre outros. Atualmente, tem em seu portfólio mais de 15 produtos que visam proporcionar aos seus parceiros uma gestão mais eficiente e sustentável.
Fonte: jornaldiadia.com.br