Compartilhe esse conteúdo

Como tirar ar do encanamento e resolver o problema de uma vez por todas!

Como tirar ar do encanamento e resolver o problema de uma vez por todas!

Imagem de zinkevych no Freepik

 

Embora comuns, problemas hidráulicos em casa podem assustar, principalmente porque devem estar associados a tubulações dentro da parede, que não conseguimos enxergar.

Um desses problemas é a presença de ar no encanamento, que tem algumas razões e, caso não seja solucionado, pode diminuir a vazão de água na residência e ocasionar rachaduras e vazamentos, atrapalhando a rotina do morador. Para te ajudar a resolver a questão, reunimos aqui as maiores dúvidas e respostas a respeito do tema. Confira!

 

O que denuncia um problema no encanamento?

Segundo o engenheiro civil Marcos Casini Junior, os problemas no encanamento podem ser variados e se expressar de algumas formas. "Entre elas estão manchas de água nas paredes ou nos tetos, água saindo fraca das torneiras e até mesmo a sua falta", diz.

Mudanças na coloração da água e sons de gotejamento também figuram na lista – e ficar atento a esses indícios pode ajudar a identificar problemas no encanamento precocemente.

 

Como saber se o cano está com ar?

Quando há ar no encanamento, podemos verificar alguns sinais além do espirro da água. "Sibilo, borbulhas, golpes na tubulação, fluxo irregular nas torneiras e variações na força da água ao abrir uma torneira podem indicar a presença de ar nas tubulações", explica Felipe Godinho Arruda, também engenheiro civil e coordenador de obras na R1+M Soluções Construtivas.

 

Por que o ar entra no encanamento?

Segundo Felipe, a entrada de ar na tubulação ocorre comumente durante a instalação, manutenção e vazamentos, e pode ser ocasionado pela falta de instalação de suspiro na tubulação da caixa d’água e variações na pressão da rede de abastecimento.

Mas a descontinuação no abastecimento de água e as variações no nível da tubulação também podem gerar acúmulo de ar no encanamento, complementa Marcos.

 

Como tirar ar do encanamento

Caso note algum dos problemas descritos acima, o morador pode tentar resolver a questão abrindo todas as torneiras da casa ou do ambiente e permitindo que a água flua, a fim de remover o ar.

Antes, porém, desligue a fonte principal para evitar o desperdício e facilitar o processo. "Comece desligando a torneira mais alta e indo em direção às mais baixas, até que não reste mais nenhuma água na tubulação", orienta Felipe.

Após isso, religue o sistema e aguarde a água fluir constantemente. Certifique-se que máquinas de lavar, geladeiras com dispensadores de água e outros dispositivos conectados à linha de água não estejam com ar.

"Uma vez que todas as torneiras estejam fluindo sem problemas, feche-as na ordem inversa, começando pelas torneiras mais baixas e indo em direção às mais altas", diz Felipe.

Caso não funcione, Marcos sugere contratar um encanador. "Ele pode usar um procedimento semelhante, mas também pode utilizar uma chave de purga de ar ou um suspiro automático, que são dispositivos criados para eliminar o ar do sistema de forma mais eficiente", diz.

Contar com ajuda profissional é ainda mais importante nos casos onde é preciso acessar a caixa d'água. Em apartamentos, por outro lado, é possível simplesmente desligar o registro geral e executar os procedimentos já citados.

Solucionar o problema é importante porque manter o excesso de ar nos canos pode levar a outras questões, segundo Marcos, como falta de pressão de água, vibração na tubulação e pouca vazão nas descargas, deixando a água da casa muito fraca.

Essa vibração excessiva nos canos, por sua vez, pode causar rachaduras e, consequentemente, vazamentos.

 

Como evitar que o ar entre nos canos

Uma maneira eficaz de prevenir a entrada de ar nas tubulações é fechar o registro principal quando o fornecimento de água for interrompido. "Se isso não for possível, especialmente quando não estamos em casa, uma alternativa é instalar uma válvula bloqueadora de ar", diz Felipe.

Caso seja a caixa d’água que está gerando bolhas de ar no encanamento, porém, a solução envolve a instalação de um tubo de ventilação – conhecido como suspiro, extrator de ar ou coluna de ventilação. "Este é um componente simples, que pode ser rapidamente instalado por um encanador, proporcionando uma maneira eficaz de eliminar o ar do sistema hidráulico", diz o engenheiro.

 

Como aumentar a vazão e a pressão de água da torneira?

Segundo Felipe, para aumentar a vazão e a pressão de água que sai da torneira, você deve seguir os passos abaixo:

  1. Limpeza de aeradores: o aerador na ponta da torneira pode acumular sujeira ao longo do tempo e reduzir a vazão. Desparafuse o aerador e limpe qualquer sedimento acumulado.
  2. Verificação de vazamentos, que podem reduzir significativamente a pressão da água.
  3. Verificação de abertura completa do registro geral e dos ambientes.
  4. Revisão do sistema hidráulico: consulte um profissional para revisar seu sistema hidráulico e verificar se há bloqueios, vazamentos ou outros problemas.
  5. Instalação de bomba de pressurização para aumentar a pressão da água em toda a casa.

 

O que fazer quando a água da rua não sobe para a caixa?

Essa questão pode ser resolvida com a instalação de uma caixa d’água inferior no pavimento térreo ou abaixo dele. "O processo utiliza uma bomba de recalque para que a água seja conduzida à caixa d’água superior", diz Felipe.

De acordo com ele, o problema acontece quando a pressão de água vinda da rua é baixa.

 

Quanto de pressão aguenta um cano PVC?

Outra dúvida sobre o tema é sobre a pressão suportada pelos canos de PVC. Marcos explica que essas estruturas geralmente aguentam pressão segundo as suas classes: "A classe 12 suporta 6 kgf/cm² (0,6 Mpa), a classe 15 aguenta 7,5 Kgf/cm² (0,75 Mpa) e a classe 20 suporta 10 Kgf/cm² (1 Mpa), à temperatura de 20°C", diz.

 

Pressão da mangueira

As mangueiras, por sua vez, respondem à regra: quanto maiores, menor pressão comportam. "Quanto maior a mangueira, maior a resistência ao fluxo de água devido à fricção interna. Isso acaba gerando uma menor pressão", diz Marcos. Segundo ele, a perda de pressão é causada pelo atrito da água contra as paredes internas da mangueira.

 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Mais notícias