Compartilhe esse conteúdo

Casa sempre cheirosa: confira dicas para manter bons aromas no lar

Casa sempre cheirosa: confira dicas para manter bons aromas no lar

Imagem de pvproductions no Freepik

 

Nada melhor que uma casa perfumada para atestar que ela está realmente limpa. Mas as fragrâncias contribuem, também, para a criação de uma identidade olfativa. Quem nunca sentiu um perfume e, imediatamente, o associou a uma memória afetiva? Ou sentiu um cheiro de bolo, por exemplo, e lembrou da casa da avó ou da mãe?

Dessa forma, os aromas têm o poder de aumentar a sensação de aconchego e bem-estar e também ampliar o prazer de chegar e estar em casa. Para te ajudar a manter a casa sempre perfumada, reunimos aqui algumas dicas e estratégias. Confira:

 

Limpeza cuidadosa

Não tem jeito: uma casa perfumada começa com uma boa limpeza. Por isso, vale focar nas áreas que precisam de uma manutenção mais cuidadosa, como os banheiros e a cozinha.

Alguns pontos importantes nesse processo são realizar a troca de sacos plásticos do lixo regularmente e higienizar as lixeiras. Segundo Cátia Nicolao, proprietária da Muguet Home, isso pode ser feito com uma solução de vinagre de álcool e água ou uma xícara de bicarbonato de sódio e uma de água.

"Depois, lave a lixeira com água e sabão para eliminar o cheiro da solução usada. Outra dica preciosa é colocar dentro das lixeiras um pedaço de papel higiênico umedecido com essência de eucalipto", diz.

 
Trocar regularmente o saco de lixo do banheiro é importante para evitar o mau odor do ambiente — Foto: Unsplash / @filios_sazeides / CreativeCommonsTrocar regularmente o saco de lixo do banheiro é importante para evitar o mau odor do ambiente — Foto: Unsplash / @filios_sazeides / CreativeCommons

 

A estratégia do eucalipto também pode ser feita com algodão embebido de limpadores perfumados – ao manter a lixeira fechada, o produto ajudará a controlar os maus odores até que um novo saco plástico seja recolocado, e um novo algodão com produto seja utilizado.

Além disso, usá-los para finalizar a limpeza é uma boa ideia. "Uma dica é colocar meia tampa de uma das fragrâncias dentro do vaso sanitário, que o manterá perfumado até a próxima descarga. O mesmo pode ser aplicado para controlar o mau odor proveniente dos ralos", informa a farmacêutica industrial Danielle Barbizan, pós-graduada em cosmetologia, que atua como especialista em fragrâncias da marca Veja.

 

Para uma casa perfumada, aposte no uso de limpadores perfumados como toque final — Foto: Freepik / CreativeCommonsPara uma casa perfumada, aposte no uso de limpadores perfumados como toque final — Foto: Freepik / CreativeCommons

Já se o assunto é faxina geral da casa, vale usar produtos perfumados na hora do toque final, passando-os no chão logo após a limpeza. Se você for receber visitas, experimente colocá-los também no hall e batente de entrada para uma impressão positiva já na chegada.

 

Perfumação contínua

Uma boa ideia para manter a casa cheirosa por mais tempo é investir em produtos de perfumação contínua, como difusores de aromas, sejam elétricos, sejam de varetas.

Produtos de perfumação contínua, como difusores aromáticos ou velas, são boas estratégias para manter a casa perfumada — Foto: Freepik / @rawpixel.com / CreativeCommonsProdutos de perfumação contínua, como difusores aromáticos ou velas, são boas estratégias para manter a casa perfumada — Foto: Freepik / @rawpixel.com / CreativeCommons

"A escolha dependerá do tamanho do ambiente e da ventilação desse lugar. Em uma sala muito grande e arejada, precisamos aplicar um difusor de tamanho grande e fazer o processo de virar as varetas frequentemente", diz Cátia. Ela sugere também usar um home spray da mesma fragrância para intensificar o aroma.

 

Aposte em neutralizadores de odor

Neutralizadores de odor também podem ser aliados na perfumação da casa. Um deles é o bicarbonato de sódio, que pode ser usado com pequenas gotas de limão e espalhado em pequenos potes pela casa, fora do alcance de pets e crianças.

Neutralizadores de odor, como o carvão vegetal, podem ser grandes aliados na perfumação da casa — Foto: Freepik / CreativeCommonsNeutralizadores de odor, como o carvão vegetal, podem ser grandes aliados na perfumação da casa — Foto: Freepik / CreativeCommons

Outras opções são o carvão vegetal, ideal para ambientes úmidos; e o vinagre branco, que pode ser misturado com o limão, cascas de frutas cítricas, água ou plantas aromáticas.

"Esses neutralizadores sempre funcionam. Para remover o cheiro do vinagre ou da solução com bicarbonato, use um pano umedecido com álcool perfumado. Também costumo indicar o uso do desinfetante spray ou aerosol que, além de eliminar bactérias, neutraliza os odores", diz Cátia.

 

Sem exageros

Já que estamos falando de aromas, é importante considerar que há aquelas pessoas mais sensíveis e que não suportam perfumes fortes. Nesses casos, Danielle sugere usar limpadores perfumados diluídos.

"Este tipo de produto possui fragrâncias menos agressivas que os desinfetantes, água sanitária e outros produtos de limpeza. Como ele atua como um finalizador, o consumidor pode fazer a diluição de forma que continue tendo o benefício de perfumação contínua da casa, mas sem o desconforto de cheiros agressivos, sintéticos ou fortes", diz.

Para evitar uma fragrância exagerada, opte pela água perfumada ao invés do home spray — Foto: Freepik / CreativeCommonsPara evitar uma fragrância exagerada, opte pela água perfumada ao invés do home spray — Foto: Freepik / CreativeCommons

Para esses casos, Cátia sugere escolher uma essência aromática com notas mais sutis, como as verdes e amadeiradas, que são agradáveis ao olfato e costumam não agredir tanto como as essências frutadas (normalmente doces) ou muito florais. "Faça uso de difusores e, ao invés de home sprays – que são mais concentrados –, use a água perfumada para tecidos e aplique-a em tapetes e cortinas", indica.

Outra dica para não exagerar no perfume é escolher aromas que harmonizem entre si, sem sobrepor muitas notas ou fazê-las competir no ambiente.

 

Use plantas perfumadas

Para uma casa sempre perfumada, você pode, ainda, contar com a ajuda das plantas. Além de embelezar o ambiente e trazer mais vida aos interiores, algumas espécies exalam aromas agradáveis, que podem assegurar que o espaço fique cheiroso por mais tempo.

"Para perfumar a casa temos duas alternativas: recorrer às flores de corte, principalmente se seu espaço não for tão grande ou não tiver iluminação suficiente; ou, se você tem áreas com bastante sol (como um espaçoso quintal ou uma varanda iluminada), é possível trabalhar com algumas espécies em vasos ou canteiros", diz a bióloga e paisagista Paula Tsuyama.

Assim, a sua casa pode chamar a atenção pela sua variedade de plantas, cores, texturas e, claro, aromas. "Só é importante lembrar que algumas pessoas podem ser mais sensíveis a certos perfumes e que, em ambientes com pouca circulação de ar ou próximo de lugares de longa permanência, como quartos, algumas plantas podem causar desconforto, dores de cabeça e até enjoos", ressalta a paisagista.

Abaixo, estão algumas sugestões de Paula quanto a plantas e flores cheias de perfume:

 

1. Lírio (Lillium sp)

Os lírios demandam um ambiente fresco com boa iluminação para prosperar — Foto: Wikipedia / Julie Anne Workman / WikimediaCommonsOs lírios demandam um ambiente fresco com boa iluminação para prosperar — Foto: Wikipedia / Julie Anne Workman / WikimediaCommons

Encontrado tanto em vaso quanto como flor de corte, o lírio é uma das plantas mais queridas pelo mundo. Fácil de cultivar, a planta pode pode compor arranjos para decorar qualquer ambiente e tem flores que costumam durar de uma a duas semanas, aparecendo geralmente no inverno e na primavera.

 

2. Orquídea chocolate (Oncidium Sharry Baby)

A orquídea chocolate recebe esse nome pelo aroma de chocolate que ela emite — Foto: Wikipedia / Arne and Bent Larsen / WikimediaCommonsA orquídea chocolate recebe esse nome pelo aroma de chocolate que ela emite — Foto: Wikipedia / Arne and Bent Larsen / WikimediaCommons

É uma orquídea híbrida pertencente ao gênero Oncidium. As suas flores possuem um aroma doce de chocolate, daí a inspiração para o nome. Conhecida também como Sharry Baby, não é encontrada na natureza, pois é uma criação de laboratório. Assim como a maior parte das orquídeas Oncidium, seu cultivo é fácil, sendo indicada para os iniciantes no cuidado com plantas.

 

3. Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora)

O manacá-de-cheiro requer muita iluminação e, quando plantado em vasos, demanda recipientes espaçosos — Foto: Wikipedia / B.navez / WikimediaCommonsO manacá-de-cheiro requer muita iluminação e, quando plantado em vasos, demanda recipientes espaçosos — Foto: Wikipedia / B.navez / WikimediaCommons

É um arbusto lenhoso, que pode assumir formato de arvoreta. Planta de zonas tropicais e subtropicais, o manacá-de-cheiro é adaptado a climas quentes. A suas flores aparecem principalmente na primavera e no verão e nascem nas extremidades de seus ramos e passam de tons de azul-violeta ao branco.

 

4. La vanda (Lavandula sp) 

A lavanda pode é muito utilizada em óleos essenciais, artigos de perfumaria ou higiene pessoal — Foto: Unsplash / @m_mendez_ix / CreativeCommonsA lavanda pode é muito utilizada em óleos essenciais, artigos de perfumaria ou higiene pessoal — Foto: Unsplash / @m_mendez_ix / CreativeCommons

É uma planta nativa da região mediterrânea, muito cultivada para a extração de seu óleo essencial, usado na perfumaria e em produtos de higiene. A espécie é também apreciada como flor ornamental, aparecendo em arranjos de vasos, canteiros e jardins.

 

5. Orquidea catleya (Cattleya sp)

As orquídeas do gênero Cattleyas apreciam claridade, mas em luz solar menos intensa, como até às 10h ou depois das 16h — Foto: Wikipedia / Naoki Takebayashi / WikimediaCommonsAs orquídeas do gênero Cattleyas apreciam claridade, mas em luz solar menos intensa, como até às 10h ou depois das 16h — Foto: Wikipedia / Naoki Takebayashi / WikimediaCommons

Orquídea muito popular, a catleya possui uma grande variedade de cores e formas e pode ser facilmente encontrada para compra. Dentre suas inúmeras variedades, algumas podem apresentar mais perfume do que outras.

Há mais de 100 espécies catalogadas dentro do gênero Cattleyas, tornando-o um dos mais comuns entre os colecionadores. Para iniciantes no cultivo de orquídeas, é mais interessante começar com híbridas.

 

6. Gardenia (Gardenia jasminoides)

A gardênia se desenvolve bem em vasos e deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica — Foto: Flickr / @cornfarmer / CreativeCommonsA gardênia se desenvolve bem em vasos e deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica — Foto: Flickr / @cornfarmer / CreativeCommons

É uma planta arbustiva cuja floração ocorre em meados da primavera e no início do verão. É também uma espécie rica em fragrância, e a sua utilização deve aproveitar esta sua qualidade. Ela pode ser cultivada isolada em pátios ou próximo a portas e janelas, onde há trânsito de pessoas, e se desenvolve muito bem em vasos.

 

Outras dicas

Por fim, garantir que a casa esteja sempre arejada, além de lavar as roupas de cama e trocar regularmente as toalhas do banheiro, são medidas complementares, que evitam o mau odor e garantirem ambientes sempre frescos e perfumados.

 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Mais notícias