Quais os cômodos que mais acumulam pó e como mantê-los limpos?

Imagem de senivpetro no Freepik
Confira as dicas de limpeza para manter os ambientes livre de poeira e sujeiras, o que ajuda a evitar possíveis alergias respiratórias e até de pele.
Manter a casa livre de sujeiras pode ajudar muito no controle de espirros, coriza e tosse, especialmente desencadeados por alergias respiratórias, problema que atinge cerca de 35% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_a0b7e59562ef42049f4e191fe476fe7d/internal_photos/bs/2023/y/m/kZ8hiMRoOGLpE8Mrd00Q/mundancas-de-habitos-de-limpeza-pos-pandemia.jpg)
A sala de estar costuma acumular mais poeira, já que é um espaço onde as pessoas permanecem por mais tempo, por isso merecem atenção na limpeza — Foto: Freepik / Creative Commons
Qual cômodo acumula mais poeira?
O cômodo que mais acumula pó depende muito de cada residência, mas em linhas gerais, o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, embaixador da EsfreBom, afirma que costuma ser a sala de estar. "Isso ocorre porque é um espaço onde as pessoas passam a maior parte do tempo, e a poeira pode ser trazida de fora por meio de calçados, roupas ou até mesmo pela circulação do ar", explica.
Na sala de estar, a limpeza do piso deve ser diária, seja com vassoura, seja com aspirador de pó — Foto: Freepik/CreativeCommons
Regina Helena Pires, professora do curso de biomedicina na matéria de microbiologia (básica e clínica) da Universidade de Franca (Unifran) lembra que imóveis com janelas e portas na mesma direção podem formar uma corrente de ar quando abertas, trazendo a poeira de fora para dentro.
Como deve ser feita a limpeza?
O Dr. Bactéria indica realizar a limpeza do piso com frequência, de preferência uma vez por dia, seja varrendo, seja utilizando um aspirador de pó. Outra dica é aspirar regularmente os estofados, tapetes e cortinas, pois são locais propícios para o acúmulo de poeira.
Na cozinha, é preciso fazer limpezas frequentes em bancadas, pisos, armários e utensílios — Foto: Freepik / Creative Commons
Não ficam de fora da limpeza rotineira as superfícies, como móveis, prateleiras e objetos decorativos, utilizando panos úmidos ou produtos específicos para a remoção da poeira. Também é preciso passar pano no piso e móveis, principalmente quem tem crianças e animais.
Segundo Regina, não é necessário colocar produtos de limpeza no pano úmido, principalmente muito perfumados, porque a presença de perfume pode provocar irritação da mucosa e levar ao desenvolvendo de hiper-sensibilidade, o que provoca as famosas alergias e rinites. "O detergente neutro é uma boa solução para esse tipo de limpeza", diz.
Não é preciso passar produtos de limpeza perfumados no pano úmido ou esponjas, pois podem provocar irritações — Foto: Pexels / Ron Lach / Creative Commons
Ela também sugere evitar o uso de cortinas e tapetes, principalmente os felpudos e de pelo alto, porque acumulam mais poeira e parasitas, como ácaros e até pulgas. Opte por tapetes de pelo baixo ou aqueles mais finos, que podem ser higienizados até na máquina de lavar.
Como deve ser os cuidados nos outros cômodos?
No quarto, o Dr. Bactéria indica manter a roupa de cama limpa e trocá-la regularmente, aspirar ou varrer o chão e limpar as superfícies e objetos com panos úmidos.
No banheiro, a dica do biomédico é limpar regularmente as superfícies, como pia, vaso sanitário e boxe de banho, utilizando produtos adequados e prestando atenção especial à remoção de mofo.
Na cozinha, o ideal é fazer a limpeza frequente de bancadas, pisos, armários, eletrodomésticos e utensílios, evitando o acúmulo de poeira e resíduos de alimentos.
A falta de cuidado com a limpeza de casa contribui para aumentar a quantidade de poeira, um fator desencadeante de alergias respiratórias — Foto: Freepik / Creative Commons
O que acarreta a falta de cuidados com a poeira em casa?
- Alergias: a poeira contém ácaros, pelos de animais, fungos e outros alérgenos que podem desencadear reações alérgicas, como rinite, sinusite e asma.
- Problemas respiratórios: a inalação constante de poeira pode irritar as vias respiratórias e causar problemas respiratórios, especialmente em pessoas com sensibilidade ou doenças respiratórias preexistentes.
- Irritação nos olhos: a poeira pode causar irritação nos olhos, vermelhidão e sensação de desconforto.
- Problemas de pele: em algumas pessoas, a exposição frequente à poeira pode contribuir para o surgimento ou agravamento de problemas de pele, como eczema ou dermatite.
Fonte: revistacasaejardim.globo.com