Compartilhe esse conteúdo

Sinais de que seu cérebro está envelhecendo mais rápido que você

Sinais de que seu cérebro está envelhecendo mais rápido que você

Imagem de Drazen Zigic no Freepik

 

Algum declínio nas nossas funções cerebrais é esperado à medida que envelhecemos, mas devemos prestar muita atenção aos sinais que nossos corpos nos dão, mesmo quando ainda somos jovens. Alguns desses indícios podem estar de fato relacionados a outros problemas de saúde, mas é importante não descartar um envelhecimento prematuro do nosso cérebro.

 

Seu olfato já não é mais o mesmo

Perder um pouco do nosso olfato é natural à medida que envelhecemos, mas quando acontece prematuramente, pode ser um sinal de alguma doença, incluindo daquelas que afetam nosso cérebro.

Infecções virais, alergias, alguns medicamentos, e até mesmo a COVID-19 podem levar à diminuição do olfato. Mas Parkinson e Alzheimer também fazem isso com o corpo, por isso é melhor ser examinado por um médico.

 

Você já não sente mais o gosto da comida como antigamente

Junto com a falta de cheiro vem a falta de gosto. Se você perceber que constantemente vem aumentando o sal ou o açúcar na comida, pode ser sinal de que você está, de alguma forma, perdendo o paladar. E, mais uma vez, isso pode estar relacionado a doenças que envelhecem prematuramente o cérebro.

 

Você está andando mais devagar do que antes

O jeito como a gente anda certamente pode dar dicas sobre a nossa saúde. Um estudo descobriu que a velocidade da marcha e a perda de memória são bons indicadores de futura demência.

"A rapidez com que as pessoas caminham na meia-idade nos diz muito sobre o quanto seus corpos e cérebros envelheceram ao longo do tempo", diz Line Jee Hartmann Rasmussen, autora do estudo 'Association of Neurocognitive and Physical Function With Gait Speed in Midlife', que em português pode ser traduzido como "associação da função neurocognitiva e física com a velocidade de marcha na meia-idade".

 

Você acha mais difícil e mais demorado aprender novas coisas

Acontece que ter dificuldades de aprendizagem devido ao declínio cognitivo não é tão simples quanto pensávamos. Na verdade, há poucas evidências de que a memória das pessoas mais velhas é pior do que a dos mais jovens.

Aprender coisas novas e lembrar delas pode parecer um pouco mais difícil porque, em geral, as pessoas com mais idade não usam suas capacidades com tanta frequência em suas vidas diárias. Ainda assim, se você realmente tiver problemas com isso, também pode ser um sinal de declínio cognitivo.

 

Sua memória já não é a mesma

A leve perda de memória é esperada à medida que envelhecemos, mas quando você realmente começa a esquecer coisas como o mês ou a estação do ano, ou começar a fazer as mesmas perguntas repetidamente durante uma conversa, ou até mesmo se perder em lugares que você está familiarizado, então há um grande sinal de alerta.

Se isso acontecer com você, então é hora de procurar ajuda profissional. Isso pode ser sinal da doença de Alzheimer.

E é bom ter cautela em relação aos suplementos que melhoram a memória. Não foi provado que algum suplemento seja capaz de restaurar a perda de memória. Além disso, a pessoa ainda pode arriscar sofrer efeitos colaterais e interações com medicamentos que já esteja tomando. É sempre melhor falar com o médico antes de tomar qualquer coisa.

 

Você está deprimido

A depressão não está diretamente associada ao envelhecimento cerebral prematuro, mas pode ser o caso. De fato, um estudo descobriu que o cérebro daqueles que sofreram depressão mais cedo em suas vidas envelhece de forma mais rápida na velhice.

Os sintomas de depressão e demência são semelhantes e nem sempre é fácil determinar qual é qual. Além disso, a depressão por si só pode contribuir para o declínio cognitivo.

 

Você se distrai fácil

À medida que envelhecemos, nossos cérebros começam a perder receptores e neurônios, o que pode ter um impacto no foco e na concentração. Mas acontece que podemos treinar nossos cérebros para evitar distrações.

Um estudo descobriu que se distrair tinha mais a ver com a forma como as pessoas mais velhas processam informações. Pessoas mais velhas tendem a processar "informações relevantes e irrelevantes para tarefas, enquanto os mais jovens tendem a ignorar ou descartar as informações irrelevantes da tarefa".

 

Você luta para encontrar as palavras certas

Claro, todos nós já esquecemos alguma palavra, mas não estamos falando sobre esquecimentos ocasionais. Estamos nos referindo a realmente lutar para lembrar palavras comuns. Isso pode, de fato, ser um sintoma de afasia progressiva primária (APP).

A afasia ocorre quando há deterioração na parte do cérebro responsável pelo controle da linguagem e da fala. A afasia progressiva primária também é um sintoma da doença de Alzheimer.

 

Você não ouve tão bem como costumava ouvir

A perda auditiva é um efeito colateral comum do envelhecimento, mas também pode ser uma bandeira vermelha, pois coloca a pessoa em maior risco de desenvolver demência.

Mesmo que você esteja experimentando uma leve perda auditiva, é sempre uma boa ideia procurar ajuda. Quanto mais grave fica, mais tensão isso coloca no cérebro, para as despesas da memória e sistemas de pensamento, o que pode levar a atrofia cerebral prematura e demência.

 

Sua visão não é mais a mesma

Aqueles com condições de visão como glaucoma e retinopatia diabética, entre outros, correm maior risco de desenvolver demência.

É melhor cuidar bem da sua visão, pois qualquer problema pode levar ao envelhecimento prematuro do cérebro. "Um exame oftalmológico é um dos poucos exames em que, sem fazer exames de sangue, imagens invasivas ou cirurgia, podemos realmente olhar dentro do corpo", diz o oftalmologista Brian Stagg.

 

Você vive esquecendo as coisas

Existem muitas causas potenciais para o esquecimento, incluindo a privação do sono, bem como alguns medicamentos e doenças.

Porém, também pode ser um sinal de que seu cérebro está envelhecendo mais rápido do que você. Se o seu esquecimento é sério a ponto de esquecer coisas como tomar medicamentos ou mesmo comer ou tomar banho, então é hora de falar com o médico.

 

Sua capacidade de fazer multitarefas tem diminuído

Humanos são incríveis e, de fato, podemos fazer malabarismos com algumas coisas ao mesmo tempo. À medida que envelhecemos, podemos começar a ter alguma dificuldade em mudar de uma tarefa para outra e voltar.

No entanto, isso também pode ser um sinal precoce de demência. De qualquer forma, é sempre melhor monitorar a capacidade multitarefa e procurar ajuda se você acha que as coisas estão ficando mais difíceis para você.

 

Você tem problemas de equilíbrio quando caminha

Oscilar um pouco ou embaralhar os pés quando anda podem ser sintomas de uma série de problemas de saúde, incluindo Alzheimer e Parkinson.

Adicione fraqueza e dor à mistura e você definitivamente deve falar com o seu médico sobre isso. Pode ser algo tão simples quanto um efeito colateral de uma medicação, ou pode indicar que, de fato, seu cérebro está envelhecendo mais rápido do que você.

 

Você perde coisas o tempo todo

Claro, todos nós perdemos nossas chaves ou nosso telefone, mas se você vive perdendo coisas o tempo todo e depois as encontra nos lugares mais bizarros (por exemplo, chaves na geladeira), então pode haver algo errado.

 

Você tem problemas para acompanhar conversas

À medida que envelhecemos e nosso cérebro encolhe, é natural experimentar um declínio na compreensão e na participação em conversas.

Mas se você, regularmente, se encontra lutando para acompanhar uma conversa, pode ser um sinal de algo mais sério, como o Alzheimer.

 

Fonte: br.starinsider.com

Mais notícias