Compartilhe esse conteúdo

Como proteger a casa de fungos e bactérias com tintas corretas

Como proteger a casa de fungos e bactérias com tintas corretas

Imagem de senivpetro no Freepik

 

Há tintas produzidas com aditivos fungicidas e algicidas que dão maior proteção contra a proliferação desses microrganismos.

As paredes de uma casa podem ser suportes vulneráveis para a proliferação de fungos e bactérias, ocasionando o mofo. Carregados pelos ventos, esses microrganismos se fixam em paredes e muros, principalmente se houver umidade – condição ideal para sobreviverem e se desenvolverem.

Além de prejudicar a estética do ambiente, manchando a superfície, a situação pode provocar problemas respiratórios e alérgicos nos moradores, principalmente aqueles mais sensíveis.

Mas você sabia que a tinta, além de diminuir a permeabilidade das paredes, também podem protegê-las desses microrganismos? Isso é possível porque algumas linhas apresentam, em sua composição, aditivos fungicidas e algicidas que impedem a sua fixação e proliferação.

"A solução forma uma película protetora, como se fosse uma barreira, que impede o aparecimento desses microrganismos ou retarda, dependendo da condição da construção", diz Patrícia Pereira, gerente de marketing de produto na Suvinil, que conta com exemplares dedicados a esse fim.

Destinada à aplicação tanto em áreas externas quanto em internas de alvenaria, a linha de tintas "Acaba com Mofo", da Iquine, tem também a função de combater as algas – microrganismos comuns no litoral brasileiro.

Segundo Jorge Holanda, gerente de relacionamento técnico do Grupo Iquine, ela pode ser aplicada diretamente no mofo, sem a necessidade de realizar uma sanitização com água sanitária e água.

"Além de exterminar o mofo e as algas, a tinta fica reagindo por um período de um ano, evitando, ao longo desse período, que novas infestações apareçam. Recomendamos uma repintura anual nas áreas externas para que sua casa fique sempre protegida", orienta.

 

No caso de tintas convencionais, é preciso limpar e sanitizar a parede antes de aplicar a pintura — Foto: Unsplash / Theme Photos / Creative Commons

 

Apesar das tintas convencionais para áreas externas receberem biocidas em sua composição, estes não são em quantidade suficiente para exterminar o mofo já presente nas paredes e muros. É diferente das linhas antimofo e antibacterianas, que protegem a superfície e dificultam a instalação dos microrganismos.

 

Como aplicar a tinta antimofo ou antibacteriana?

Para aplicar as tintas anti mofo, a indicação é fazer da mesma forma que as demais. O que muda é a preparação da superfície mofada, que não precisará ser sanitizada. "Isso porque a tinta pode ser aplicada diretamente na parede mofada, bastando que a mesma não apresente infiltração. Se a parede estiver seca, é só aplicar a tinta diretamente sobre o mofo em duas demãos, com intervalo de duas a quatro horas entre demãos", sugere Jorge.

Além disso, a superfície deve estar firme, limpa, seca e sem poeira, sem partes soltas, sem gordura, sem graxa ou mofo. Outra dica bem-vinda: após a limpeza da superfície, aplique uma demão de selador PVA em interiores ou selador acrílico em exteriores. Isso dará uma maior durabilidade à pintura.

Caso a superfície apresente partes soltas ou mal conservadas, remova as partes sem aderência e aplique em seguida uma demão de fundo preparador de paredes. A aplicação deste produto serve também para aumentar a coesão e diminuir a alcalinidade. Então, aguarde a secagem.

No caso de reboco novo sem pintura, aguarde no mínimo 30 dias para a cura total, depois aplique uma demão de selador acrílico, selador PVA ou fundo base água. Se a cura não estiver completa, aplique uma demão de fundo preparador de paredes. Já se houver pequenas imperfeições, utilize massa acrílica em exteriores e massa corrida em interiores.

 

Como aplicar tinta em superfícies com mofo

Já no caso de tintas normais, é importante eliminar o mofo antes da sua aplicação. Para tanto, vale utilizar uma espátula para ajudar na remoção. "Antes de pintar, também é necessário aplicar uma mistura de água sanitária com água na proporção de 1:1. Essa mistura fará a exterminação do mofo", diz Jorge. Só então você poderá aplicar a tinta.

 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Mais notícias