Compartilhe esse conteúdo

Hipertensão: treinamento de força pode melhorar pressão arterial

Hipertensão: treinamento de força pode melhorar pressão arterial

Imagem de StockSnap por Pixabay

 

Uma pesquisa recente divulgada no Journal of Clinical Hypertension constatou que o exercício aeróbico regular pode ser uma terapia efetiva para o controle da hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta. 

O estudo foi realizado por um grupo de pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que analisou informações de 12 ensaios clínicos envolvendo 320 indivíduos com pressão arterial elevada. 

Os resultados indicaram que a prática regular de exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas ou ciclismo, reduziu significativamente a pressão arterial em adultos hipertensos. Os autores do estudo destacaram a importância do exercício físico na prevenção e tratamento da hipertensão, além de outros benefícios para a saúde cardiovascular.

 

O treinamento de força duas vezes por semana pode ajudar a baixar a pressão arterial

A média de idade dos indivíduos analisados foi de aproximadamente 56 anos, sendo que a maioria já recorria a medicamentos para tratar a hipertensão.

Um dos principais achados da investigação foi que o treinamento de resistência pode reduzir a hipertensão em diferentes faixas etárias, com maior impacto observado entre os 30 e 60 anos. Os resultados indicaram que o plano mais eficiente para os participantes do estudo foi treinar duas vezes por semana durante pelo menos 12 semanas. Além disso, foi observado que os efeitos do treinamento de força podem levar mais tempo para serem notados, com os benefícios começando a surgir após aproximadamente 15 sessões de treino. 

A equipe de pesquisa apontou que ainda é necessário entender melhor como o treinamento de força afeta a pressão arterial ao nível molecular. Outra descoberta importante foi que, mesmo após interromper o treinamento, a pressão arterial dos participantes permaneceu mais baixa por até 12 semanas.
 

Hipertensão e tratamentos

A pressão arterial é uma medida da força que o coração exerce ao bombear o sangue através do corpo, sendo que a pressão sistólica reflete a força na parede dos vasos sanguíneos quando o coração se contrai e a pressão diastólica representa a força durante o relaxamento cardíaco. 

É crucial que a pressão arterial seja mantida dentro de níveis saudáveis, evitando valores muito elevados ou muito baixos, já que a hipertensão pode causar complicações graves, como acidente vascular cerebral, infarto ou disfunção renal. 

A hipertensão é um importante fator de risco cardíaco, que quando mal controlada, pode aumentar as chances de doenças arteriais, fibrilação atrial e insuficiência cardíaca, impactando negativamente na qualidade de vida e aumentando a mortalidade. O tratamento da hipertensão envolve modificações no estilo de vida e uso de medicamentos, sendo que a perda de peso, a cessação do tabagismo e a prática regular de atividade física são formas eficazes de controlar a pressão arterial elevada.

Portanto, seguir um estilo de vida saudável, manter um peso adequado, evitar o tabaco e o consumo excessivo de álcool são medidas importantes para manter a pressão arterial em níveis saudáveis.

O artigo Treinamento de força para tratamento da hipertensão arterial: uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados, foi divulgado e publicado na revista Nature.

 

Fonte: megacurioso.com.br

Mais notícias