Condomínios devem seguir regras em caso de emergências de saúde

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O atendimento de casos de urgência e emergência em Condomínios exige uma série de procedimentos de segurança, para evitar que sejam alvos de assaltantes.
Para orientar os Síndicos e moradores de Condomínios a respeito dos procedimentos de comunicação e de segurança a ser seguidos, a reportagem consultou o corpo técnico do Sindicond.
Familiar deve acionar o serviço de urgência
Quando qualquer morador passar mal e tiver um problema de saúde grave, como suspeita de infarto ou de AVC (Acidente Vascular Cerebral), o familiar deve acionar o serviço de ambulância do seu município ou do plano de saúde ou o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O mesmo vale para o colaborador.
Ao comunicar o ocorrido, o interlocutor deve informar o nome do paciente, o problema de saúde e os sintomas, além do endereço do Condomínio e o número do apartamento, se for Condomínio vertical, ou da residência, em caso de Condomínio horizontal.
Em seguida, o familiar do morador deve informar a portaria sobre o ocorrido, para autorizar a entrada da equipe de emergência no Condomínio.
Muitas vezes, os profissionais transportam desfibrilador e macas e precisam da passagem livre para atender a emergência.
Ou podem solicitar uma cadeira de rodas para transportar a pessoa pelo elevador, em caso da impossibilidade de o paciente se locomover.
IMPORTANTE – O porteiro não pode deixar ninguém entrar no Condomínio sem avisar e sem autorização prévia do familiar do morador. Esta é uma dica de ouro para garantir a segurança de todos.
Além disso, o porteiro não tem obrigação de acionar o serviço de emergência e nem informar o que está acontecendo e os sintomas apresentados pelo paciente. Esta obrigação é do familiar do morador do Condomínio.
No caso do colaborador que passou mal, essa função é do Síndico ou de outros colaborador que estiver prestando o socorro ao companheiro de trabalho.
Porteiro deve reservar espaço para a ambulância
Essas regras precisam ser seguidas à risca, porque o porteiro vai agir para reservar uma vaga emergencial na garagem para estacionamento do veículo do serviço de emergência.
Se não houver vaga no estacionamento, o porteiro pode liberar um trecho da passagem de pedestre para o atendimento emergencial.
Outra dica da equipe técnica do Sindicond é para o porteiro ficar atento durante a movimentação da ambulância para evitar que pessoas estranhas entrem no Condomínio durante o atendimento da emergência.
Segundo a literatura médica, o socorro às vítimas infartadas e com AVC deve ocorrer até uma hora após o aparecimento dos sintomas, o que pode salvar vidas. Esta é a chamada "hora de ouro". Quanto mais rápido o atendimento, melhor.
Daí a importância de a equipe do Condomínio estar bem treinada quando enfrentar imprevistos deste tipo.