Compartilhe esse conteúdo

Aquarismo é uma prática relaxante, mas exige responsabilidade

Aquarismo é uma prática relaxante, mas exige responsabilidade

Imagem de vecstock no Freepik

 

Muitos moradores de Condomínios praticam o aquarismo ou aquariofilia, que é a criação de peixes, plantas e organismos aquáticos em aquários de vidro, acrílico ou plástico ou tanques naturais. Essa prática é muito benéfica, mas exige responsabilidades.

Para orientar os moradores de Condomínios interessados em ter um aquário em casa, a reportagem do Sindicond entrevistou o médico veterinário Thiago Gonçalves, atuante em Campinas e região, que também é um praticante do aquarismo e participa de associações de aquaristas.

“Além de ser uma prática relaxante, ter um aquário em casa pode ser bom para a saúde, aumentando a umidade relativa do ar em volta do local do aquário”, comenta Gonçalves.

Segundo Gonçalves, a quantidade de pessoas que aderem à criação de peixes como pets é muito grande, devido à facilidade dos cuidados e por exigirem menos atenção convencional a outros pets, como cães e gatos.

Antes de decidir pela montagem dos aquários, a pessoa precisa saber que o investimento depende da quantidade de litros do aquário e o tipo de água, variando de R$ 30 a mais de R$ 14 mil.

“Apesar de todas as vantagens de se ter um aquário, ter um aquário como qualquer pet é uma responsabilidade e não fazer a manutenção correta, não tomar os cuidados necessários, pode trazer malefícios também. Sem a limpeza correta, a água parada de alguns aquários pode vir a acumular mosquitos ou até mesmo gerar fungos no entorno do aquário, que são extremamente prejudiciais para a saúde do ser humano, e também prejudicarão os peixes em questão”, explicou o veterinário.

 

Quais são as espécies mais indicadas para aquário

 

Água Doce:

  • Betas;
  • Lambaris;
  • Kinguios;
  • Carpas.

Para os peixes de água doce, não há tamanho mínimo, isso varia de acordo com a necessidade do peixe.

 

Água salgada:

  • Peixes palhaços;
  • Gobys;
  • Blenios.

Para os peixes de água salgada é necessário ter um espaço específico para o maquinário do aquário, que é muito maior.

 

Quais os cuidados com a manutenção dos aquários

Quem cria peixes em aquários deve saber que terá de adotar rotinas, como manutenções de ph, níveis de nitritos, controle de algas, temperatura, entre outros. Os cuidados mudam de acordo com a espécie de peixe e o tipo de água salgada ou doce.

 

Qual é a alimentação recomendada aos peixes

A alimentação deve ser feita com a ração específica para espécie, sendo granulada ou flocada, tendo em mente as necessidades nutricionais, orienta Gonçalves. Pães e outros alimentos humanos são estritamente proibidos, esclareceu.

Mais notícias