Saiba quais árvores plantar em Condomínios
Imagem de Freepik
A maioria dos moradores de Condomínios tem preocupação com o meio ambiente e buscado se aproximar cada vez mais da natureza. Por isso, os Síndicos têm investido tanto no plantio de árvores e plantas ornamentais naqueles complexos habitacionais que têm espaço para isso.
Para dar uma forcinha aos Síndicos interessados em investir em jardinagem nos Condomínios, a reportagem do Sindicond entrevistou o paisagista Fagner Zanetti, que orientou sobre o plantio e os cuidados para manutenção dessas árvores.
O Sindicond sempre recomenda o envolvimento dos moradores na tarefa do plantio e conservação, como rega, adubação, retirada das folhas secas e controle natural das pragas, quando não tiver jardineiro que cuide desta tarefa. Para isso, o morador precisa ter conhecimento. Também pode envolver as crianças em algumas dessas atividades, porque a jardinagem ajuda a desestressar e promover bem-estar.
Quais são os benefícios do plantio de árvores?
Segundo Zanetti, o plantio de árvores traz uma série de benefícios, tais como produzir sombra e melhorar a qualidade do ar. “Sem árvores a gente não é nada. Quanto mais árvores, o nosso planeta agradece”, disse o paisagista.
É possível plantar árvores nos Condomínios, porque deixam os espaços mais bonitos e trazem conforto térmico. “Existem várias árvores que podem estar plantando que ficam bem bonitas e não tem risco de destruir a rede de esgoto”, explicou Zanetti.
Normalmente, explicou Fagner, a montagem de um jardim exigirá um espaço com pelo menos 5m por 5m. Mas nada impede que o plantio também possa ser feito em corredores. A recomendação do especialista é que seja plantada uma muda com pelo menos 1m, para evitar a perda.
Confira três espécies que podem ser plantadas em Condomínios:
- Palmeira Carpentaria;
- Palmeira licuala;
- Ipês.
Árvores que não devem ser plantadas em Condomínios porque têm raízes agressivas ou são invasoras:
- Acácias;
- Ficus;
- Leucenas;
- Palmeira imperial.
Plante árvores frutíferas e atraia os pássaros
Hoje em dia, muitas pessoas têm cultivado até mesmo árvores frutíferas, para garantir frutas saudáveis em casa e também para atrair os pássaros.
Zanetti apóia essas iniciativas de plantas frutíferas. Ele indica normalmente o plantio de quatro espécies que produzem muito mais rápido:
Árvores frutíferas indicadas para Condomínios:
- Amoreira;
- Pitangueira;
- Acerola;
- Jabuticabeira híbrida que produz mais rápido (quando o espaço for grande).
Cuidados com a manutenção
Na jardinagem amadora ou profissional, o cultivo de árvores exige cuidados. O primeiro deles é preparar o solo com os substratos adequados e também com adubos orgânicos, como húmus de minhoca, esterco de galinha e de vaca curtidos e chorume resultante de compostagem de restos de frutas e legumes.
Zanetti disse que prefere usar os adubos orgânicos em vez dos químicos. A indicação é o emprego desses adubos – que são os alimentos das plantas – pelo menos a cada 30 dias. Ele também indica essa adubação nas plantas ornamentais, em vasos.
Paisagista orienta cultivo de hortas nas escolas
Há cinco anos, Zanetti desenvolve o projeto A Horta da Lelê nas escolas e já atingiu 20 mil crianças. A intenção é ensinar as crianças a cultivaram hortas, com foco no tripé sustentabilidade, meio ambiente e alimentação saudável.