Compartilhe esse conteúdo

O significado dos latidos dos cães

O significado dos latidos dos cães

Imagem de Freepik

 

Os latidos dos cães estão no Top 5 das reclamações em Condomínios. Mas os Condôminos precisam entender que este é um comportamento natural dos cães.

A bióloga Luiza Cervenka, com mestrado em comportamento animal, pós-graduação em jornalismo e doutoranda em veterinária explica as razões que fazem os cães latir. Ela atua como Terapeuta Comportamental de cães e gatos.

“Existem raças que latem mais porque se comunicam prioritariamente através da vocalização. Então, a comunicação pode ser através de uivos, latidos e choros. Tem algumas raças que acabam se comunicando mais dessa forma, principalmente quando são cães de alarde. É o que a gente chama de cães primitivos; eles acabam latindo mais”, disse Luiza. Uma dessas raças é o spitz alemão.

“O latido é uma vocalização. A vocalização é uma das formas de comunicação, só que é uma forma de comunicação muito intensa. Quando outras formas de comunicação não funcionaram, como, por exemplo, o cachorro tentou se comunicar com o olhar, com lamber o focinho, com erguer uma pata, com o bocejar, como se afastar, nada disso surgiu efeito, então pode vir a latir para que essa mensagem seja mais intensa e de mais fácil compreensão”, explicou a especialista.

É possível treinar os pets para não latir. Mas não é sugerido, porque latir faz parte do comportamento natural dos cães. “O que a gente precisa fazer é se comunicar com nosso cachorro de uma forma que não necessite do latido ou que ele lata cada vez menos, mas é natural Ter um cachorro e querer que ele não lata é a mesma coisa que ter um bebê e não querer que ele chore”, comparou Luíza.

Quando o latido é excessivo, é preciso entender o porquê desse latido excessivo. O que está acontecendo para que o cachorro tenha tanta necessidade de latir.

É possível sim descobrir pelo latido o que o pet está pedindo, porque é um comportamento aprendido. “A gente consegue não só pelo latido, mas pelo resto da comunicação corporal dele, descobrir o que está querendo. Mas, normalmente, o latido é uma função de afastamento. É uma tendência de falar sai de perto, não quero aqui, não estou confortável e daí ele late. Normalmente os latidos acontecem por esse motivo. Latidos mais espaçados são de solicitação, para pedir para subir no sofá, para pedir uma comida”, informou a terapeuta comportamental.

Mais notícias