Sindicond exige retração de ataques velados contra Síndicos!
São Paulo, 28 de outubro de 2025.
Ao
Site de Notícias G1
A/c Redator-Chefe
São Paulo
Prezados,
A notícia veiculada na data de hoje neste site tem como manchete “'Disciplina do PCC': Acusado de monitorar autoridades agia como síndico do crime, diz investigação; entenda função”. Aduz o texto que “ Victor Hugo da Silva, conhecido como Falcão, era o responsável por resolver conflitos, impor regras e fiscalizar o cumprimento das ordens do PCC” https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/10/27/disciplina-do-pcc-acusado-de-monitorar-autoridades-agia-como-sindico-do-crime-diz-investigacao.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=materias
O SINDICOND é sindicato patronal que representa legalmente – com registro no Ministério do Trabalho – os condomínios deste Estado (exceção da Baixada Santista), conforme determina o artigo 8º, inciso III, da Constituição. III - ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;
Ainda que o síndico seja o responsável, na seara condominial, de atuar na resolução de conflitos, refutamos a analogia, por completo, pois passa a impressão que o cargo é análogo a um chefe de organização criminosa.
Poder-se-ia dizer que esta pessoa era organizador, mediador, senhor, chefe, e mais muitas outras comparações.
O síndico, já tão atacado e alvo de insultos e chacotas por seu trabalho tão difícil e extremamente desgastante, verdadeiramente não merece agora ser comparado a um chefe criminoso.
Por isso, com base na Lei 13.188/2015, fica notificado a realizar a retração da redação, com a publicação deste texto, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas. Um e-mail foi encaminhado aos responsáveis para resolução do mesmo.
Sem mais,
Adm. José Luiz Bregaida
Presidente
![]()