9 transformações que aconteceram após o 5G

Imagem de rawpixel.com no Freepik
A tecnologia 5G, que começou a ser implantada no Brasil em julho de 2022, chegou com a promessa de revolucionar a maneira como vivemos, trazendo benefícios para vários setores. De imediato, os usuários notaram melhorias na velocidade da internet do celular, mas os avanços não param por aí.
Operando em frequências que oferecem conexões ultrarrápidas e latência reduzida, como a faixa 3,5 GHz, a quinta geração da internet móvel permite transferências de dados de 10 a 100 vezes mais rápidas que o 4G. Além disso, a nova rede se caracteriza pela maior estabilidade, atendendo a uma grande quantidade de aparelhos simultaneamente.
Embora a “versão pura” tenha sido liberada para ativação em todo o país no final de 2024, o sinal do 5G ainda não chegou a 1 mil municípios, conforme dados referentes a março de 2025. A previsão é que a cobertura esteja disponível em todo o território nacional até o final de 2029.
Mesmo assim, quem já tem acesso à tecnologia aproveita uma série de benefícios. Não sabe quais são eles? Listamos, a seguir, 9 transformações que aconteceram após o 5G, trazendo melhorias em diversos segmentos.
1. Internet mais rápida no celular
Um dos principais impactos da chegada do 5G para os usuários comuns é, certamente, o aumento da velocidade da conexão móvel, possibilitando abrir sites, baixar e enviar arquivos muito mais rapidamente. A melhoria também otimiza as chamadas de vídeo feitas a partir do celular, evitando travamentos.
No 4G, a velocidade chega a 450 Mbps, no máximo, mas esse limite só é alcançado em condições ideais, com a velocidade média ficando limitada a 100 Mbps na maioria dos casos. Já com a internet banda larga móvel de quinta geração, o usuário pode aproveitar conexões de até 10 Gbps em certas situações.
2. Menor latência na conexão móvel
Representando o tempo gasto para que um dado seja transmitido entre um dispositivo e outro, a latência varia de 30 ms a 70 ms na geração anterior, ficando em uma média de 50 ms. Mas com a mudança para o 5G, essa demora cai para menos de 1 ms, redução que trouxe muitos benefícios.
Para quem joga online no smartphone, a baixa latência significa menos atrasos, permitindo respostas muito mais rápidas aos comandos e que podem representar melhorias no desempenho. A telemedicina e os carros autônomos são outros segmentos que aproveitarão essa mudança.
3. Conexão sempre disponível em grandes eventos
Você já teve dificuldade para enviar mensagens e fazer vídeochamadas em meio a aglomerações? Esse tipo de situação é comum em shows, jogos de futebol, feiras, parques e outros eventos com grandes públicos, quando todos tentam acessar a rede ao mesmo tempo.
Mas com o 5G, a promessa é de que o sinal instável fique no passado. As redes atualizadas trabalham com uma densidade de dispositivos bem maior, suportando até 1 milhão de aparelhos conectados por km², enquanto no 4G a capacidade fica restrita a 10 mil dispositivos na mesma área.
4. Streaming mais rápido e estável
Com a evolução na velocidade de conexão, a menor latência e a maior estabilidade da rede, as plataformas de streaming também foram beneficiadas. Os usuários podem ver filmes, séries e outros tipos de conteúdos sem enfrentar travamentos e outros problemas, em qualquer lugar, inclusive optando por resoluções de vídeo mais altas.
Além do YouTube, Max, Disney+, Amazon Prime Video e outras plataformas de vídeo, o benefício contempla os serviços de música como Spotify, YouTube Music, Deezer, Apple Music e os demais, mesmo escolhendo áudio de maior qualidade. É necessário apenas prestar atenção ao consumo de dados.
5. Ambientes mais inteligentes e automatizados
Desenvolvida para conectar o máximo de dispositivos possíveis e não apenas os celulares, a rede 5G deve impulsionar ainda mais a Internet das Coisas (IoT). A partir da independência dos planos Wi-Fi, os aparelhos conectados terão mais recursos em suas próximas gerações.
Vários setores irão se beneficiar, com os ambientes inteligentes e automatizados se tornando cada vez mais comuns. Nas fábricas, a coleta e a análise de dados em tempo real pode otimizar processos, enquanto na agricultura os drones conectados ajudarão a identificar o estado das plantações para aprimorar o uso da água, fertilizantes e outros recursos.
6. Melhorias na gestão pública
As redes mais velozes também contribuem para avanços na administração pública em projetos de cidades inteligentes. A conectividade facilita, por exemplo, o envio de imagens ao vivo geradas por câmeras inteligentes para os gestores de trânsito, que podem ajustar a sincronização dos semáforos e reduzir engarrafamentos.
Na segurança pública, a transmissão de dados mais rápida agiliza a vigilância de espaços com grande circulação de pessoas para comunicar crimes à polícia em tempo real. Já no setor energético, a tecnologia possibilita monitorar o consumo e identificar falhas na rede imediatamente.
7. Avanços na prevenção e nos tratamentos de saúde remotos
Os impactos do 5G na saúde também valem ser citados, pois beneficiam tanto os profissionais quanto os pacientes. A conectividade aprimorada facilita a prevenção e o tratamento de diversas doenças, ao possibilitar o monitoramento remoto por meio de relógios e pulseiras inteligentes, sensores e outros dispositivos conectados.
Dessa forma, os diagnósticos se tornam mais rápidos e precisos, aumentando as chances de salvar vidas. Já os gestores das unidades de saúde ganham mais ferramentas para o controle de dados, otimizando o tempo de trabalho e contribuindo para a redução das filas.
8. Cirurgias à distância mais eficientes
Ainda no setor de saúde, a estabilidade das redes de última geração aprimora os atendimentos à distância, ampliando o acesso aos médicos, mesmo que eles estejam em outras cidades, estados ou países. Estima-se que milhões de consultas médicas virtuais sejam realizadas nos próximos anos.
Com a latência reduzida, as telecirurgias também estão sendo aprimoradas, ao permitir que especialistas controlando robôs cirúrgicos remotamente realizem procedimentos médicos delicados a milhares de quilômetros de distância. A redução das falhas na conexão é essencial para o sucesso destas operações.
9. Aprendizagem remota aprimorada
Entre as transformações que aconteceram após o 5G, não podemos deixar de mencionar, também, os avanços na educação. Se as aulas online já eram um sucesso antes da quinta geração da internet móvel, elas devem chegar a um novo patamar com a atualização das redes.
As melhorias incluem aulas cada vez mais interativas, com o uso de realidade virtual e aumentada para tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente, e a redução nas interrupções das aulas ao vivo. O 5G também pode permitir que as plataformas de educação cheguem a mais lugares e reduzir os custos com a infraestrutura.
Fonte: tecmundo.com.br