9 táticas para que seu cão mantenha-se entretido dentro de casa
Imagem de Freepik
Manter um cachorro cheio de energia dentro de casa pode ser um desafio. Se você não tem tempo para passear com ele várias vezes ao dia ou se as condições climáticas não permitirem, pode ser útil aprender a mantê-lo entretido.
Então, o que você faz quando o exercício ao ar livre não é possível? Confira nove ideias para manter seu cachorro entretido em sua casa, segundo as especialistas Nicole Ellis, treinadora de cães e especialista do site Rover.com, e Lorraine Rhoads, diretora de saúde e segurança da Dogtopia:
1. Canse-os com treinamento
Segundo Ellis, os cães adoram aprender. “Você não precisa fazer treinamentos malucos. Podem ser coisas divertidas, como ensinar seu cachorro a sacudir, cumprimentar ou girar em círculos. Você pode encontrar vídeos gratuitos para eles online”, sugeriu a especialista em conversa com o site AARP.
De acordo com ela, apenas cinco a 15 minutos podem fazer uma grande diferença. “Você criará um vínculo mais forte com seu cão e, ao mesmo tempo, conseguirá cansá-lo.”
2. Deixe-os lamber
“Lamber é realmente calmante e relaxante para os cães”, explicou Ellis, que sugeriu espalhar manteiga de amendoim ou iogurte em um tapete de lamber e oferecer ao seu cachorro ansioso. “Podemos colá-los na parede ou no chão e deixar nossos cães lamberem e se acalmarem.”
Em vez de um tapete para lamber, você também pode usar um brinquedo Kong. Mais uma vez, manteiga de amendoim e iogurte são ótimos recheios, de acordo com Ellis, que sugere congelar Kongs recheados para fazê-los durar mais, além de ser um ótimo refresco em dias quentes.
3. Brinque de esconde-esconde
Os cães gostam de passear não só porque exercitam as pernas, mas também porque exercitam o nariz. Portanto, brincar de esconde-esconde com guloseimas ou ração é uma ótima ideia para mantê-los mentalmente estimulados dentro de casa.
“Segure seu cachorro e coloque uma guloseima a um metro de distância para que ele possa ver você escondendo-a, depois deixe-o ir buscá-la. Quando os cães usam seu desejo inato de farejar, isso realmente os cansa”, instruiu Ellis.
Ela ainda ressaltou que você pode mover gradualmente as guloseimas para mais longe e em esconderijos mais criativos para tornar o jogo mais desafiador, segurando seu filhote enquanto você esconde guloseimas, se necessário.
4. Troque seus brinquedos
Você pode comprar jogos mentalmente estimulantes para cães online, incluindo brinquedos e quebra-cabeças que distribuem guloseimas. “Isso os mantém em movimento e pensando. Eles meio que se esquecem de nós enquanto estão ocupados tentando descobrir como retirar esses itens deliciosos”, contou Ellis.
Você não precisa gastar muito em brinquedos sofisticados. Até mesmo brinquedos baratos de supermercado podem ser uma distração bem-vinda. “Gosto de colocar uma cesta cheia de brinquedos, mas trocá-los regularmente para que estejam sempre novos e interessantes”, sugeriu Rhoads.
5. Brinque de buscar
Buscar é o jogo favorito de muitos cães e pode ser facilmente jogado em ambientes fechados com uma bola de tênis, de acordo com Rhoads, que sugere jogar em um longo corredor ou, melhor ainda, em uma escada. “Usar a escada para subir e descer aumentará a frequência cardíaca e obterá uma frequência respiratória boa e agradável”, disse ela.
6. Invista em uma esteira segura para cães
Embora não sejam baratas e muitas vezes ocupem muito espaço, as esteiras para animais de estimação podem ser ótimas para raças grandes que precisam de muita atividade, segundo Rhoads, que por questões de segurança recomenda modelos sem motores elétricos. “Uma esteira segura para cães é projetada especificamente para ser ativada com a força do próprio cão”, ressaltou a especialista.
7. Experimente creche para cães
A creche para cães não é apenas para pais de animais de estimação que trabalham e viajam, é para todos. Segundo Rhoads, os cães em casa normalmente dão menos de 5.000 passos por dia, enquanto os cães em creches costumam dar até 60.000 passos por dia.
Juntamente com as brincadeiras orgânicas, muitas creches oferecem atividades estruturadas que facilitam o exercício físico e mental. Além disso, a creche não precisa ser uma tarefa cotidiana. Apenas alguns dias por semana podem fazer uma grande diferença, de acordo com Rhoads.
8. Experimente cursos de agilidade
Por exercitarem a mente e o corpo simultaneamente, os cursos de agilidade são os favoritos em muitas creches para cães. Experimente criar seu próprio curso em casa. “Você pode criar um túnel entre sua poltrona e seu sofá com um cobertor? Você pode encorajar seu cachorro a andar por aí? Você pode subir e descer? Esse tipo de coisa é muito divertido”, sugeriu Rhoads.
9. Faça amizade com outros cães
Em vez da creche, considere convidar outro animal para brincar ou talvez até adotar outro cachorro para que seus animais de estimação possam entreter uns aos outros. “Você também pode considerar criar um cachorro por meio de um abrigo ou resgate local”, sugere Ellis, que observa que os abrigos normalmente pagam pela alimentação e cuidados veterinários.
É uma situação em que todos ganham. Você ajuda um cachorro a encontrar um lar, e seu próprio cachorro consegue um amigo por alguns meses, sem que você assuma permanentemente a responsabilidade de um segundo cachorro.
Fonte: petepop.com.br