Confira as 20 raças de cães mais inteligentes, de acordo com a neuropsicologia
Imagem de Freepik
Cada cachorro possui uma inteligência única, com diferentes habilidades e aptidões. Kayla Fratt, consultora de comportamento canino, destaca que a inteligência canina não se resume apenas à obediência, incluindo também a capacidade de resolver problemas e a determinação. Já pesquisador Stanley Coren identifica três tipos de inteligência em cães: instintiva, adaptativa e de trabalho/obediência, classificando raças com base na rapidez de aprendizado de comandos.
Alguns cães podem não se destacar em aprender comandos, mas podem ser especialistas em ler sinais sociais ou rastrear odores, mostrando o quanto a inteligência canina é diversificada.
No entanto, Fratt adverte que cães extremamente inteligentes podem ser desafiadores de conviver, destacando a importância de escolher um animal de estimação compatível com o estilo de vida do proprietário. Raças de alta energia, classificadas como as mais inteligentes, exigem grande socialização, exercícios e estímulo mental para evitar problemas de comportamento.
Embora a obediência seja muitas vezes vista como critério principal para a inteligência canina, cães que se destacam nesse aspecto podem apresentar desafios, como até mesmo abrir portas e armários. Para lidar com cães inteligentes, Fratt sugere investir em exercícios diários e treinamento para mantê-los felizes.
Confira a lista das 20 raças de cães mais inteligentes, de acordo com a neuropsicologia:
- Border Collie
- Poodle
- Pastor Alemão
- Golden Retriever
- Doberman Pinscher
- Shetland Sheepdog
- Labrador Retriever
- Papillon
- Rottweiler
- Australian Cattle Dog
- Pembroke Welsh Corgi
- Schnauzer Miniatura
- Springer Spaniel Inglês
- Belga Tervuren
- Schipperke
- Collie (Pastor de Collie)
- Pointer Alemão de Pelo Curto
- Schnauzer Standard
- Brittany (Spaniel Bretão)
- Cocker Spaniel
Fonte: petepop.com.br