Descubra quais são os golpes financeiros mais comuns praticados em Condomínios e como evitá-los

Imagem de jcomp no Freepik

No primeiro trimestre de 2024, foram registrados mais de 365 milhões de golpes no Brasil, de acordo com dados levantados pelo Banco Central. Estas crescentes movimentações têm surgido como um alerta para empresas de diversos segmentos que buscam auxiliar seus prestadores de serviços, clientes e demais envolvidos nas operações a se precaver de quaisquer ações prejudiciais. Dentro do setor condominial, o cenário não segue diferente

Responsável por circular cerca de R$ 165 bilhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP), o mercado de condomínios também tem sido alvo de golpes financeiros, o que tem levado as instituições financeiras especializadas no setor de administração de bens a adotarem medidas de segurança mais robustas, como forma de proteger os síndicos e condôminos.

"Observamos um aumento alarmante nos golpes financeiros direcionados a condomínios nos últimos anos. É fundamental que as empresas do setor intensifiquem suas medidas de segurança para proteger os moradores e suas finanças. No PartnerBank, por exemplo, o serviço de automação de boletos tem como uma das principais frentes a segurança e a circulação em ambientes criptografados, o que evita golpes de falsificação dos mesmos", comenta Valter Gomes, CEO do PartnerBank, instituição de pagamentos autorizada pelo Bacen e especializada no setor condominial.

Pensando em auxiliar os envolvidos no setor condominial a estarem cientes destes golpes e das medidas preventivas necessárias, Valter também listou os principais golpes financeiros e dicas para evitá-los:

Golpes comuns em condomínios:

Boletos falsos de taxas condominiais: Criminosos enviam boletos falsificados para os moradores, solicitando o pagamento de taxas fictícias.

Fraudes em serviços: Contratação de serviços de manutenção ou reparo falsos, com cobranças exorbitantes ou realização de serviços inadequados.

Phishing por e-mail: Envio de e-mails falsos em nome do condomínio solicitando informações pessoais ou pagamentos.

Como evitar golpes:

Verificação de fontes de cobrança: Sempre confirme a legitimidade de boletos e faturas diretamente com a administração do condomínio.

Atenção a comunicações eletrônicas: Desconfie de e-mails solicitando informações pessoais ou financeiras. Sempre verifique o remetente e busque confirmação antes de responder.

Educação e conscientização: Realize sessões educativas para os moradores sobre os tipos de golpes comuns e como identificá-los.

Fortalecimento da segurança digital: Adote medidas de segurança cibernética, como sistemas de autenticação, para proteger os dados do condomínio.

"É crucial que os moradores estejam informados e vigilantes para evitar serem vítimas desses golpes. A colaboração e o engajamento de todos os condôminos é essencial para manter a segurança em nossas comunidades", finaliza Valter.

Fonte: jornalcontabil.com.br