Compartilhe esse conteúdo

Iluminação verde: como a luz artificial propõe um caminho mais sustentável

Iluminação verde: como a luz artificial propõe um caminho mais sustentável

Imagem de gpointstudio no Freepik

 

Segundo a revista Engenharia Sanitária Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), no Brasil, existe uma geração anual de resíduos de lâmpadas fluorescentes estimada em 206 milhões de unidades e apenas 6% desse montante é descartado de forma correta.

Diferente do que as pessoas costumam pensar, lâmpadas e seus componentes não podem ser descartados em lixos recicláveis. Estes são compostos por diversos materiais e substâncias que podem contaminar o meio ambiente.

Calma! A iluminação sustentável não se limita apenas à economia de energia e ao descarte correto. Através de pequenas ações práticas e tecnologias, conseguimos também minimizar o consumo de energia e reduzir o desperdício. Vou citar algumas:

 

Troca e uso de tecnologia

A troca simples de lâmpada tradicional para a de LED, por exemplo, já traz um grande impacto para o meio ambiente. Segundo a Abilux, a lâmpada de LED tem 25 mil horas úteis, contra 6 mil das fluorescentes. Esses modelos oferecem uma alternativa excelente, consumindo menos energia para produzir a mesma quantidade de luz. O resultado disso? Reduziremos o descarte de lâmpadas, tendo em nossos projetos uma tecnologia com ótimo custo-benefício.

 

Ilumine apenas o necessário

A estratégia de iluminação correta e conforme a necessidade do morador também está na lista de ações sustentáveis. Isso nada mais é do que direcionar a luz certa, em local correto, evitando o desperdício de energia e material em espaços não utilizados.

 

Use materiais sustentáveis

A ação sustentável se estende à escolha de materiais ecológicos e à minimização do uso de itens tóxicos. É importante que, ao escolher uma luminária, você saiba qual o material usado em sua fabricação. Minha sugestão é que você opte por trabalhar com luminárias de alumínio, que é considerável um material 100% reciclável, ou seja, durante o processo de reciclagem não há perca de material. Esse tipo de escolha reduz o impacto ambiental e contribui para a preservação do nosso planeta.

 

Use a luz natural ao seu favor

Apesar de trabalhar exclusivamente com luz artificial, sou defensora da iluminação natural! Creio que um bom projeto luminotécnico une os dois recursos para um mesmo objetivo: trazer saúde e bem-estar!

Por isso, aproveite ao máximo a luz natural durante o dia. Posicione móveis e áreas de trabalho perto de janelas para aproveitar o sol e reduzir a necessidade de iluminação artificial em horários e ambientes, sem necessidade. Recursos como pintar as paredes com cores claras, pode ajudar a refletir a luz natural e artificial.

 

Descarte correto

Gostaria de indicar um site para que você possa localizar um ponto de descarte de lâmpadas e equipamentos de iluminação. É só colocar o CEP, que ele te indica o local mais perto de sua residência.

 

Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Mais notícias