Medidas para economizar energia elétrica nos Condomínios

Imagem de Freepik

Uma das contas de consumo que mais impactam nas cotas condominiais é a energia elétrica. A estimativa é que a fatura de energia corresponda a 25% do total da taxa condominial. Por isso, muitos Síndicos têm recorrido a equipamentos para evitar o desperdício e garantir que o Condomínio seja mais sustentável.

Estudos apontam que anualmente cerca de 10% da energia consumida no Brasil é desperdiçada. Isso é decorrente de problemas que podem ocorrer nas instalações e encarecer o custo.

O diretor Comercial Técnico da  Eco Smart Equipamentos Eletroeletrônicos, Edilson da Silva, informou à reportagem do Sindicond que a instalação de dispositivos pode gerar uma economia que varia entre 5% e 25%, o que depende da qualidade de energia encontrada em cada ponto consumidor.

Com a tecnologia Eco Smart para eficiência energética, por exemplo, a área comum pode obter uma economia de 25%, sendo que o apartamento do 2º andar pode obter uma economia de 10% e o apartamento do 10º andar, uma economia de 5%.  Tudo depende dos ruídos na rede.

A tecnologia é destinada a todos os consumidores de energia elétrica nas categorias residenciais, comerciais e industriais de pequeno, médio e grande porte.

Problemas que podem ocorrer na rede de energia elétrica

Segundo o diretor comercial, ocorrem ruídos internos e externos durante a utilização de equipamentos conectados na rede de energia elétrica.

Esses ruídos são registrados no medidor de energia como consumo (potência ativa consumida).

Esses tipos de ruídos deformam a onda senoidal elétrica, o que causam mais manutenções e aumento da fatura.

Outros sinais de alerta são queimas de placas de elevadores e paradas intermitentes. Neste caso, a instalação desta tecnologia exclusiva da empresa para eliminação desses ruídos não precisa ter acompanhamento das empresas de elevadores.

Uma dica do Sindicond é para o Síndico pesquisar as tecnologias existentes no mercado, analisar os possíveis pontos positivos e negativos, fazer cotações de preços e discutir o assunto em assembleia, para aferir o interesse dos condomínios.

Confira o quadro elaborado pela empresa para categorizar esses ruídos na rede.

Tecnologia é instalada no relógio medidor

Esta tecnologia que elimina os ruídos na rede é instalada após o ponto de entrega do relógio medidor (lacres).  A empresa instala o equipamento no quadro de distribuição interno do relógio medidor para evitar as instabilidades, com planta elétrica e ART.

Esses aparelhos melhoram a qualidade da energia consumida, eliminando para o solo todas as impurezas que circulam na rede, o que evita o desperdício de energia e reduz as manutenções constantes.

Os valores dos equipamentos variam de acordo com o modelo escolhido e da quantidade de torres existentes nos Condomínios. Antes da implantação, é necessário fazer um estudo com informações básicas de perfil de consumo e distribuição de energia (quadro elétrico do Condomínio).

Dispositivos precisam seguir normas previstas na legislação

A instalação dos equipamentos deve estar de acordo com as normas em vigor junto às concessionárias de energia elétrica, pois a instalação é feita após o relógio medidor (lacre).

Precisam ser seguidos os artigos 8 e 9 da portaria ANEEL n° 466 de 12/11/97 e resolução n° 456 de 29/11/2000, atendendo as normas de instalação NBR 5410 e IEC 6143-1 classes I e II.

“Todo tipo de equipamento utilizado pelo consumidor de energia somente é permitido após o ponto de entrega relógio medidor (lacre), após o mesmo pertence ao consumidor sendo permitida a conexão de qualquer tipo de equipamento eletroeletrônico”, esclareceu Edilson da Silva.

Tempo de retorno do investimento

Segundo a empresa, existem dois tipos de retorno dos investimentos. Um deles é o retorno na melhoria da qualidade de energia, com a redução e eliminação de manutenções eletroeletrônicas, como troca de lâmpadas, placas de elevadores e o outro é o retorno na fatura de energia.

De acordo com a empresa, o valor do investimento pode ser parcelado em até quatro vezes sem juros no cartão ou boleto ou direto pela CondoConta em até 48 vezes após aprovação.

Vantagens de instalação da tecnologia:

• Melhoria da qualidade de energia consumida;
  • Redução da emissão dos gases efeito estufa (GEEs, CO2);
  • Maior proteção contra raios e descargas elétricas;
  • Aumento da vida útil de equipamentos em geral ligado à rede elétrica;
  • Redução de queimas de lâmpadas, motores, reatores, lâmpada piloto, placa de elevadores, ruídos dentro dos apartamentos e interferências internas;
  • Eliminação do desperdício de energia e economia na fatura de energia.