Mudanças em Condomínios: problemas, soluções e dicas de segurança

Imagem de Freepik
Um dos momentos mais delicados na segurança dos Condomínios é a mudança de inquilinos ou proprietários. Daí a necessidade de o Síndico e a empresa de transportes seguirem protocolos de segurança para evitar furtos e roubos nessas ocasiões.
Por isso, a reportagem do Sindicond entrevistou o gerente de vendas da Iugas Mudanças e Transportes, Eduardo Avelar.
Segundo o gerente da empresa de transportes, após o cliente fazer a escolha pela empresa, é hora de conciliar os horários entre a empresa de mudanças e condomínio.
“Em seguida, é necessário que o cliente entre em contato com a administração do Condomínio para pegar uma autorização de mudança, informando data e empresa que irá acessar o Condomínio. Por fim, é necessário informar a empresa de mudanças sobre os horários e as restrições do condomínio”, disse Avelar.
Problemas mais comuns durante mudanças nos Condomínios
Um dos problemas mais comuns é a demora para permitir a entrada dos colaboradores da transportadora nos Condomínios, quando o inquilino ou proprietário esquece de pedir a liberação da empresa de mudanças na portaria do Condomínio.
“Nós que somos especializados em mudança, fazemos um planejamento apropriado antes, assim, podemos constatar se o elevador é compatível ou não, e se caso não for, reforçamos a equipe para que as peças possam ser transportadas via escada ou em alguns casos a realização do içamento. O reforço da equipe também vai ser necessário quando há apenas um elevador e este precisa ser compartilhado com os moradores”, explicou Avelar.
Protocolos de segurança para evitar ações criminosas durante mudanças
O gerente de vendas da Iugas Mudanças e Transportes destacou que os protocolos de segurança são muito importantes, porque até mesmo os Condomínios de alto padrão, com segurança armado, podem ser alvos de assaltantes.
O primeiro passo é conhecer a empresa que vai acessar o Condomínio. Depois, a empresa de transportes precisa fornecer toda a documentação das pessoas que irão trabalhar. “Creio que desta forma começamos a dificultar o acesso de pessoas mal intencionadas”, ressaltou Avelar.
As próprias empresas de mudanças devem fazer uma pesquisa antes de contratar colaboradores, para executar os serviços nos Condomínios. “Então, sempre contrate empresas terceirizadas que tenham funcionários próprios, que trabalhem mesmo em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)”, ressaltou o gerente de vendas.
Destinação de local apropriado para estacionamento do caminhão
De acordo com Avelar, dificilmente a empresa de mudanças tem autorização para estacionar na garagem, porque as empresas especializadas têm somente caminhão baú, para dar mais proteção ao transporte. “Sempre ficamos no local que o condomínio reserva para a mudança”, disse.
No caso da empresa especializada, o carregamento da mudança é realizado pela equipe. Com isso, o cliente apenas assiste todo o processo.
Dicas de segurança a ser seguidas pelo porteiro durante as mudanças:
- Após conferir os nomes da equipe, deve perguntar ao líder da mudança se todos que estão entrando realmente fazem parte da equipe;
- É recomendado acompanhar até a residência e apartamento;
- Raramente o zelador acompanha as pessoas que fazem a mudança até o apartamento ou casa térrea em Condomínios horizontais;
- Na minoria dos casos, há um profissional de segurança do Condomínio que faz uma escolta até a residência ou apartamento do cliente.
Cuidados para evitar danos nos imóveis
Para evitar danos nos móveis, a empresa precisa tomar cuidados redobrados com a embalagem, carregamento do caminhão e entrega no novo endereço.
“Um bom planejamento permite a quantidade certa de material de embalagem e uma equipe bem preparada e instruída para atender o que foi combinado”, disse Avelar.