Obras e reformas em Condomínios: contratação, dificuldades e dicas aos Síndicos

Imagem de pvproductions no Freepik
Morar em Condomínios é um exercício constante de empatia, paciência e senso de comunidade. Dentro desse contexto, uma das principais dificuldades nos Condomínios é a realização de obras, tanto nas áreas comuns quanto nas unidades familiares.
Diante das reclamações recebidas, a reportagem do Sindicond entrevistou o diretor executivo Luiz Felipe de Morais Silveira e o engenheiro Heron Andrade, da Vasi Construtora, sediada em Barueri, que atua na cidade de São Paulo e municípios limítrofes. Com três anos de mercado, o quadro técnico da empresa tem mais de 15 anos de experiência em obras de médio e grande porte nos Condomínios.
A intenção da reportagem é melhorar o ambiente de trabalho para as construtoras e também para Síndicos, Síndicas, colaboradores e moradores em Condomínio, além de garantir segurança para todos.
Obras mais comuns realizadas em Condomínios
Segundo o diretor executivo, as obras mais comuns realizados nos Condomínios são:
- Revitalização de fachada;
- Reformas e manutenção em geral;
- Impermeabilização;
- Pintura;
- Troca de revestimentos;
- Drywall;
- Abertura e fechamento de vãos.
Dificuldades encontradas para realizar as reformas em Condomínios
Pela experiência da construtora, as obras esbarram em dois problemas principais.
“A maior dificuldade hoje é o tempo para aprovação das propostas junto à assembleia, pois muitas das vezes é necessário que o Síndico tenha mais orçamentos para que seja aprovado. Geralmente, demora três meses ou mais e, com a subida dos preços, fica difícil manter os valores orçados”, disse Silveira.
Além disso, a demora na aprovação das assembleias retarda a definição nos acabamentos, o que pode acarretar atraso no cumprimento do cronograma. “Nesses casos, sugere-se que cada Condomínio faça uma comissão para resolver esses assuntos de forma mais rápida e assertiva”, sugeriu o diretor da construtora.
Síndico deve fazer uma pesquisa sobre idoneidade das construtoras
Um dos aspectos mais importantes que o Síndico deve considerar ao contratar uma empresa para executar as obras é a idoneidade da empresa, para evitar problemas futuros, como demora na execução do serviço, desperdício de material, descumprimento de normas legais, entre outros.
Silveira deu algumas dicas aos Síndicos durante a análise dos orçamentos das obras:
Pesquisar se há processos judiciais contra a empresa (civil, trabalhista ou outros);
Análise de crédito, ou seja, a capacidade executiva da empresa e acervo técnico;
Buscar indicações e referências em obras anteriores;
Ter uma ideia de valores, pois nem sempre o melhor preço será viável em questão de execução e qualidade. “Já pegamos muitas obras para refazer de construtoras que não entregaram, deste modo fica mais caro para o Condomínio, fora a dor de cabeça em rescindir contrato e o tempo de obra parada”, disse Silveira;
Registro jurídico no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e engenheiro responsável pela empresa.
Exigir equipe uniformizada e com uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Obtenção de crédito é uma das barreiras enfrentadas pelos Condomínios
Muitas vezes, o aumento da cota condominial e o fundo de reserva não são suficientes para executar obras, inclusive emergenciais, e há necessidade de recorrer a empréstimos bancários.
Silveira confirma que uma das dificuldades encontradas pelos Síndicos na execução das reformas é a obtenção de financiamentos.
Por isso, a construtora lança mão de três recursos: parceria e crédito com fornecedores, que ajudam a bancar uma boa parte da execução da obra, através dos prazos de pagamento; capital próprio da empresa e dos sócios quando necessário e capital de giro bancário ou financeiras (FIDCs ou securitizadora de crédito).
“Gostamos de estudar cada caso e proposta. Analisamos e fazemos um fluxo de pagamento e custo real da obra para execução, prezando sempre pela qualidade de material e de entrega da obra”, explicou Silveira.
Dicas que podem facilitar e acelerar a entrega das obras nos Condomínios:
- Sempre deixar claro o horário e dia permitidos para trabalhar;
- Reservar um espaço para refeição e local para a equipe ficar e utilizar durante a obra:
- Criação de comitês nos Condomínios para acompanhamento das obras;
- Reforço na comunicação sobre as obras.
Como amenizar as reclamações feitas pelos transtornos causados pelas obras
Todo mundo sabe que é impossível evitar barulhos ou intensa movimentação de trabalhadores durante a execução de obras nos Condomínios, seja vertical ou horizontal. Mas os Síndicos podem seguir algumas recomendações para tentar amenizar ao máximo os incômodos.
Andrade confirma que enfrenta problemas com vizinhos das unidades em obras. “Alguns condôminos querem estar muito próximos à região em obras, propiciando acidentes. Neste caso salientamos às pessoas e reiteramos ao Condomínio a proibição de pessoas estranhas a obra naquela determinada região, buscando sempre a segurança de todos”, disse o engenheiro.