Delivery em Condomínios

Imagem de Drazen Zigic no Freepik
A diretoria do Sindicond faz um alerta sobre a necessidade de reforço da segurança nos Condomínios em razão da popularização dos serviços de delivery, ou seja, entregas domiciliares.
A orientação é que os Condomínios estabeleçam regras claras e objetivas para acesso aos entregadores em duas dependências.
A recomendação é que os entregadores não tenham acesso às áreas comuns do Condomínio, como elevadores e corredores. Também devem ser direcionados para uma área específica de recebimento.
Um recado importante é que os entregadores sejam identificados e forneçam informações sobre as empresas que trabalham.
Além disso, o uso de crachás de identificação é uma excelente medida para garantir a segurança dos moradores.
O Síndico ou Síndica devem definir horários específicos para entrega como forma de evitar tumultos em horários de grande movimento.
“É importante lembrar que a segurança dos Condomínios é uma responsabilidade coletiva. Portanto, é necessária a colaboração de todos, seguindo as regras estabelecidas, para uma convivência pacífica e segura”, disse o presidente do Sindicond, José Luiz Bregaida.
Confira algumas dicas para disciplinar a entrega de encomendas nos Condomínios
- O Sindicond informa que os entregadores devem ficar do lado de fora da portaria, para garantir a segurança de todos;
- Os Síndicos já foram orientados a treinar suas equipes para evitar a entrada nos Condomínios;
- O ideal é fixar comunicados na portaria e nas áreas comuns para orientar os moradores;
- A regra é geral: todas as mercadorias devem ser entregues na portaria. O morador deve ser acionado pelo interfone para ir buscar a marmita ou as mercadorias. Isso vale também para pizza, remédios e demais artigos;
- No caso da entrega de compras feitas no supermercado, a orientação é que os moradores busquem as compras na portaria. Neste caso, o ideal será levar um carrinho de compras ou sacolas para armazenar os alimentos para levar para casa. Alguns condomínios já deixam carrinhos reservados para esta finalidade;
- Alguns Condomínios já adotaram uma área de descarga dentro do complexo habitacional, para os moradores receberem as compras;
- Alguns Condomínios também adotaram a contratação de um entregador interno responsável pela distribuição. Mas é bom ressaltar que isso depende de aprovação em assembleia;
- Os moradores de Condomínio que optarem pela entrega nas unidades, devem estar cientes da realização de um cadastramento prévio dos entregadores de quitandas, lavanderias, mercados, mas devem ligar com antecedência e cadastrar esses colaboradores. Ao chegaram, devem ser anunciados aos moradores;
- Outro protocolo de segurança é informar o porteiro sobre o agendamento das entregas. Tem que saber o dia e horário e se a remessa for grande;
- Para evitar questionamentos até mesmo trabalhistas, o Sindicond alerta que os colaboradores não devem jamais efetuar entregas de alimentos, compras ou outros artigos aos moradores. Tanto para evitar privilégios quanto transtornos, caso haja danos nas mercadorias, por exemplo;
- Essas atitudes também evitam que os Síndicos, porteiros ou outros funcionários possam até mesmo ser processados por caso de desvio de mercadorias, especialmente equipamentos caros, como televisões, computadores, entre outros;
- Essas recomendações feitas pelo Sindicond têm duas funções principais. Uma delas é evitar furtos, roubos e sequestros em Condomínios. A restrição dos entregadores é essencial para o bom convívio social, a manutenção da limpeza e o aumento da sensação de segurança;
- Outra finalidade é evitar desvios dos alimentos e das mercadorias. O ideal é que quem efetuou a compra retire a mercadoria na entrada. Desta forma poderá evitar problemas como entrega na unidade errada, recebimento de mercadorias por desconhecidos e sumiço de produtos.