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11 dicas para convivência harmoniosa nos Condomínios

11 dicas para convivência harmoniosa nos Condomínios

Imagem de 8photo no Freepik

 

Iniciativas simples podem ser adotadas para deixar a convivência mais harmoniosa entre moradores e colaboradores nos Condomínios no Estado de São Paulo.

A reportagem do Sindicond entrevistou a Síndica Selvina Viana dos Santos Macedo, que administra um Condomínio com duas torres e 80 unidades no Bairro Santa Cecília, na capital paulista.

Selvina assumiu a gestão do Condomínio há dois anos, com a morte do Síndico, depois de 12 anos afastada da comando condominial. Ela adotou algumas ferramentas de gestão que podem inspirar outros Condomínios a trilhar o mesmo caminho.

 

Confira abaixo algumas medidas adotadas por Selvina no seu Condomínio:

 

1 - Reclamações precisam ser por escrito

Selvina conta que não recebe reclamações verbais, porque gera muita confusão e conflito entre os moradores. “Cansei de ver confusão e conflitos em assembleias por causa disso”, disse a Síndica.

Na portaria fica um livro para protocolo de reclamações, no qual o morador precisa informar seu nome completo, o apartamento e dar detalhes da queixa.  “Errar todo mundo erra, ninguém é perfeito”, mencionou.

O resultado desta metodologia implantada foi que reduziu muito o número de reclamações entre os moradores.

Antes da implantação do livro de ocorrências, recebia queixas todos os dias.  Ano passado, por exemplo, foram registradas apenas cinco reclamações por escrito. A cada seis meses, Selvina confere o livro para confirmar a resolução do conflito.

 

2 - Administradora orienta moradores antes das assembleias

Além disso, a Administradora do Condomínio presta atendimento aos moradores em um dia à tarde, uma semana antes da realização da assembleia, para diminuir os conflitos durante as reuniões, que devem ser usadas para discussões de assuntos específicos e de interesse de todos os moradores.

 

3 - Treinamento dos colaboradores deve ser constante

Além disso, os colaboradores precisam ser treinados e estar sempre atualizados, inclusive sobre as novas modalidades de crimes praticados contra os Condomínios, através de cursos online e presenciais.

Segundo Selvina, precisa ser realizada pelo menos uma reciclagem anual.  Isso porque os marginais sempre mudam os métodos criminosos, para invadir os Condomínios.

 

4 - Moradores precisam obedecer aos protocolos de segurança

Além disso, Selvina ressaltou que os moradores precisam seguir os protocolos de segurança estabelecidos para evitar assaltos ou outras modalidades de crimes. A regra no Condomínio é que os entregadores retirem o capacete para fazer entregas, para facilitar a identificação e captar as imagens dos mesmos.

 

5 - Cartão de identificação impede ocupação irregular de vaga de garagem

Um problema recorrente no Condomínio era briga causada pela ocupação indevida de vaga de garagem. Cada unidade tem direito a uma vaga que é coletiva e não demarcada.

Para resolver a disputa, cada proprietário recebeu dois crachás, um para ser colocado no carro ao estacionar e outro para ser deixado no quadro na portaria diante das câmeras, para controle do zelador.

Veículos sem a identificação  demonstram a ocupação irregular por morador proprietário de mais de um veículo ou de terceiros, que não moram no Condomínio.

Se o morador tem mais de um veículo, pode alugar a vaga daquele que não conta com veículo próprio.  “Para entrar na garagem tem que possuir o crachá para não ser multado”, informou a Síndica. 

Veículos pertencentes a parentes de moradores, por exemplo, que não residem nos prédios, são proibidos de estacionar nas vagas demarcadas, por motivos de segurança.

 

6 - Colaboradores precisam ser cordiais com os Condôminos

Todos os colaboradores são orientados a respeitar e cumprimentar com cortesia todos os moradores, mesmo que não sejam recebidos com a mesma cordialidade. Isso faz parte das atribuições dos serviços prestados por eles.

 

7 - Reformas simples deixam o ambiente mais agradável

Além disso, pequenas alterações foram feitas na entrada do Condomínio para deixar o ambiente mais agradável e acolhedor, além de valorizar os imóveis. O piso do hall de entrada foi trocado e foi adquirido um sofá novo.

“O prédio é muito antigo, estava muito abandonado, mas precisava de manutenção”,  comentou Selvina.  Os moradores passaram a entender que a melhoria  do Condomínio beneficiou a todos.

 

8 - Pets passaram a entrar e sair pela garagem

Outra mudança feita pela Síndica foi a entrada e saída dos tutores com animais pela garagem, na ala reservada aos pedestres, para disciplinar e evitar sujeira na entrada do Condomínio. Essa simples mudança também colaborou para reduzir os conflitos.

 

9 - Moradores são orientados sobre regras

Outro aspecto que ajudou muito foi a divulgação entre os moradores das normas definidas na Convenção Condominial e no Regimento Interno do Condomínio. Selvina disse que as pessoas que vão morar em Condomínio têm de estar cientes dessas regras. E ela, como Síndica, cumpre a legislação à risca.

 

10 - Cadastro de moradores e familiares

Assim que Selvina assumiu, ela adotou  uma ficha de cadastro de moradores e dos familiares na portaria, visando facilitar a comunicação de parentes, principalmente de idosos, que, por ventura, tenham problemas de saúde. Visitantes precisam deixar documentos ao entrarem no Condomínio. Locatário também deixa uma cópia do contrato na portaria para saber quem é o proprietário e quem é inquilino.

 

11 - Cadastro dos corretores imobiliários

Além disso, implantou o cadastro de corretores imobiliários autorizados a entrar nos Condomínios para permitir visitas a imóveis a ser locados ou vendidos e estabeleceu um horário para as visitações. Também fez cadastro no Creci (Conselho Regional dos Corretores Imobiliários) para informar que apenas corretores habilitados poderiam entrar no Condomínio durante o horário comercial, por medida de segurança.

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