Compartilhe esse conteúdo

7 dicas para viajar tranquilo com seus animais de estimação

7 dicas para viajar tranquilo com seus animais de estimação

Imagem de gpointstudio no Freepik

 

Muitos moradores de Condomínios que convivem com animais de estimação gostam de viajar com eles, para não deixá-los sozinhos em casa ou em companhia de parentes ou em hotéis pets.

Por isso, a reportagem do Sindicond entrevistou o médico veterinário Thiago Gonçalves, que atua em Campinas e região, para orientar os tutores sobre os cuidados ser tomados para preservar a saúde e prevenir acidentes com os pets.

Segundo Gonçalves, a viagem pode ser tanto um momento estressante ou um prazer para os pets, depende de como o tutor se prepara para esse momento. Sem contar que há muitos pets que têm medo de carro.

“Tanto a segurança dos pets e a dos outros passageiros devem estar em mente quando se viaja. Se todas as normas de segurança forem respeitadas os riscos são os mesmos de levar uma criança em uma viagem“, esclareceu o veterinário.

 

Dica 1:

O ideal é sempre estar atento ao comportamento do animal. Animais mais ansiosos exigem um pouco mais de cuidados, assim como animais mais agitados. Não existe uma receita de bolo; cada animal tem uma necessidade.

 

Dica 2:

Os animais de estimação podem ficar irritados e inquietos com as viagens.  No caso de pets ansiosos, a recomendação é entrar em contato com um veterinário e fazer um tratamento medicamentoso antes da viagem para acalmar o pet. O objetivo não é dopar o animal, mas dar um calmante só para reduzir a ansiedade.

 

Dica 3:

Gatos precisam ser transportados em caixa de transporte e cães podem estar com a coleira especial com cinto de segurança pet. Dependendo do porte do cão, ele pode estar em caixas de transporte. Em caso de animais maiores o cinto de segurança pet é mais confortável.

 

Dica 4:

A recomendação do veterinário é fazer paradas a cada hora, para permitir que o animal faça suas necessidades fisiológicas. Porém, para alguns pets mais tranquilos, esse tempo pode ser estendido.

 

Dica 5:

Caso o pet fique solto dentro do carro, acidentes graves podem acontecer; gatos geralmente podem entrar debaixo dos pedais do carro impedindo uma frenagem. Cães sem o cinto pet podem pular para fora do carro, caso as janelas fiquem abertas.

 

Dica 6:

O ideal é não oferecer alimentação nem antes nem durante a viagem, pois o animal pode ficar com náuseas durante a viagem. Alimentá-los apenas após o término do trajeto.

 

Dica 7:

Se for para a praia e quiser passear com o seu pet pela orla, é bom verificar antes quais as praias autorizam a presença dos animais domésticos, mediante manutenção da higiene do local, com remoção das fezes caso o pet faça suas necessidades na areia, para evitar que a areia seja fonte transmissora de doenças.

Mais notícias