Compartilhe esse conteúdo

Sete documentos exigidos para cumprir LGPD em Condomínios

Sete documentos exigidos para cumprir LGPD em Condomínios

Imagem de Freepik

 

Todos os Condomínios do Estado de São Paulo precisam se adequar à Lei 13.709/2018, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). E os Síndicos e as Administradoras dos Condomínios precisam providenciar uma série de documentos para cumprirem a lei.

A Get Privacy, empresa parceira do Sindicond para garantir cumprimento da legislação nos Condomínios, faz uma série de orientações aos Síndicos e Administradoras.

A empresa explica que há a necessidade de adequação de todo e qualquer tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou jurídica de direito privado ou público, com a finalidade de assegurar os direitos fundamentais da privacidade da pessoa natural.

Além disso, a lei também define algumas sanções administrativas àqueles que descumprirem suas disposições, estando previstas as aplicações para o final do ano de 2022 ou início de 2023. Daí a recomendação do Sindicond em seguir as recomendações da Get Privacy.

A adequação dos Condomínios a legislação é de suma importância devido ao tratamento de dados pessoais de terceiros realizado diariamente, com titularidade tanto de seus colaboradores como Condôminos (incluindo crianças e adolescentes) que são coletados para executar as suas atividades e ter um bom funcionamento.

Esses documentos são extremamente relevantes para o procedimento de adequação à LGPD, justamente por delimitarem as responsabilidades do Condomínio e dos terceiros com os quais se relaciona.

 

“Essas são medidas que, inclusive, previnem a ocorrência de consequências futuras jurídicas ou administrativas, sendo essencial a presença de uma Consultoria Especializada em privacidade e proteção de dados para auxiliar na confecção e implementação dos documentos acima referidos”, destacou a GetPrivacy.

 

Seguem, abaixo, documentos essenciais para que essa adequação seja implementada na prática:

1 - Acordo de confidencialidade com porteiro/seguranças: tem como principal objetivo definir as condições em que porteiros e seguranças terão acesso e para quais finalidades poderão usar as Informações Confidenciais.

2 - Política de Privacidade Interna do Condomínio: estabelece quais devem ser os critérios adotados pelos colaboradores do Condomínio durante o exercício de suas atividades cotidianas, tendo em vista a garantia da confidencialidade, integridade e qualidade de todo e qualquer dado pessoal que seja coletado e tratado pelo Condomínio.

3 - Política de Privacidade Externa do Condomínio (Manual): destinado aos hóspedes, condôminos e visitantes do Condomínio, com o fim de apresentar as principais informações sobre a coleta e utilização dos dados pessoais que são tratados em razão das atividades administrativas do condomínio, incluindo questões de segurança.

4 - Aviso de Privacidade: documento que deve ser disposto em lugar visível na portaria ou administração do Condomínio, informando a essencialidade da coleta dos dados, feita de forma minimizada, cumprindo as disposições da Lei 13.709/2018, bem como assegurando a respectiva eliminação assim que cumprida a sua finalidade.

5 - Termo de Consentimento de Responsáveis Legais: este documento deve ser fornecido para assinatura dos pais ou responsáveis legais sempre que seja necessária a coleta de dados pessoais de uma criança ou adolescente. Nele estarão descritos quais dados serão coletados, e para quais finalidades serão utilizados.

6 - Termo de Consentimento de biometria/foto: na presença de controle de acesso por biometria ou fotos dos hóspedes, condôminos e visitantes do Condomínio, é necessária a disponibilização da assinatura deste termo, para que possa ser especificada aos titulares, a finalidade de gestão de segurança do Condomínio.

7 - Formulário para coleta de informações de visitantes / locatários / aluguel de temporada: da mesma forma como a Política de Privacidade Externa informa os titulares sobre a coleta e utilização dos dados pessoais que são tratados em razão das atividades exercidas, o documento visa coletar o consentimento dos titulares sobre quais dados serão coletados, para quais finalidades e por quanto tempo o Condomínio os armazenará.

Mais notícias