6 dicas para cuidar de plantas anuais

Imagem de Freepik
Você, morador de Condomínio, já comprou uma planta e ela morreu meses depois? Então, acreditou que não levava jeito para cuidar de plantas? Saiba que não foi a sua forma de cultivo o responsável, mas que a planta cumpriu o seu ciclo de vida.
Ou seja, pode ter comprado plantas anuais ou sazonais. São plantas cujo ciclo de vida dura até 12 meses, da germinação das sementes até o florescimento e frutificação ou produção de sementes.
O engenheiro agrônomo Ronan Pereira Machado, gestor do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade de Agronegócios de Holambra (FAAGROH), do Grupo UniEduK, explicou que o ciclo de floração é de três a quatro meses.
“Elas são normalmente cultivadas através de sementes. Podem ser plantas ornamentais, plantas invasoras, plantas usadas na alimentação como as hortaliças ou até as famosas commodities como o milho, soja, entre outras”, explicou Machado.
Os ciclos das plantas anuais variam de região para região (em função de temperatura e insolação) e de espécie para espécie.
Confira algumas plantas ornamentais que são anuais:
- Petúnias
- Crisântemos
- Lisiantus
- Sálvia
- Onze horas
- Prímula
- Margarida
- Crista de galo
- Amor-perfeito
- Verbena
- Girassol
- Aliso
- Tagetes
- Gladíolo
Confira abaixo seis dicas para cuidar dessas plantas:
1. Substrato: De forma geral, o substrato deve apresentar uma boa aeração, ser leve e promover um bom desenvolvimento do sistema radicular
2. Regas e adubação: Regas devem ser feitas sempre que o substrato apresentar necessidade hídrica e a adubação conforme o clico de produção das espécies.
3. Reprodução por sementes: No final do ciclo, algumas espécies de plantas anuais produzem sementes viáveis que podem ser usadas para produção; outras que geralmente são plantas híbridas não produzem sementes viáveis para gerar novas mudas.
4. Quebra da dormência das sementes: Algumas espécies produzem sementes que apresentam dormência, sendo necessários alguns processos para quebra, dependendo do fator que está gerando essa dormência. Algumas técnicas são deixar as sementes na água morna, quebrar as cascas duras do fruto para remover as sementes, entre outras.
5. Florescimento: Existem espécies de plantas anuais que florescem no outono e inverno, como amor perfeito e Viola tricolor e outras na primavera e verão, como margaridinhas brancas (Chrysanthemum anethifolium). Outro grupo floresce todos os meses do ano, independente das estações, como tagetes, tagete patula e petúnias.
6. Da semeadura ao vaso: O processo de processo de produção de mudas se inicia com a semeadura das espécies em bandejas com substrato adequado para germinação. Após a germinação e a muda atingir de 4 a 10 cm (varia conforme a espécie), devem ser transplantadas para potes maiores como por exemplo os potes do tamanho 10 a 15 e depois podem ser mantidas até a floração nos potes ou transplantar nos canteiros. Isso vai depender do objetivo da produção.