Cuidados com os gatos no inverno
Imagem de Freepik
Assim como os seres humanos, os animais domésticos precisam de cuidados extras para evitar que contraiam gripe e outras doenças no inverno.
Os tutores devem oferecer ambientes mais quentes, como caminhas ou roupas, para os protegerem das baixas temperaturas. Com os gatos não é diferente.
“Apesar dos gatos sentirem frio assim como os cães, a diferença é que os gatos não têm uma camada de pelo tão densa. Existem ainda algumas raças totalmente desprovidas de pelos, como os Sphynx, que são mais vulneráveis ao frio e merecem mais atenção”, explica a médica-veterinária da Botupharma, Bruna Fabro.
Os gatos podem ter comportamentos que indicam que estão com frio. Alguns deles são:
- Procuram lugares mais quentes
- Ficam arrepiados
- Ficam encolhidos
- Ficam com as patas e as orelhas frias
- Buscam espaços mais quentes, como roteadores, televisores ou notebooks, o que pode ocasionar quedas ou choques elétricos, e capôs de veículos com motor quente
Segundo a especialista, os tutores devem averiguar se seus mascotes ocupam espaços inusitados para se proteger do frio.
“Podemos evitar que os felinos procurem se abrigar em locais incomuns, que podem se tornar potencialmente perigosos no frio. Ofereça um local que proporcione conforto térmico, como caminhas e cobertores, para que eles possam se abrigar, especialmente os gatos, que por natureza, gostam de se cobrir. O local deve ser coberto, para evitar que fiquem expostos a ventos e chuvas. Os gatos geralmente gostam de caixas de papelão e você pode utilizá-las para protegê-los do frio, evitando que tenham contato direto com o piso gelado”, orienta a médica-veterinária.
Uma das doenças mais comuns entre os gatos durante o inverno é a rinotraqueíte, a gripe felina, que atinge o trato respiratório dos gatos. Além disso, eles também podem ser acometidos por alergias e bronquites.
Os felinos mais idosos que sofrem com doenças articulares também acabam sofrendo mais nos dias mais frios.
Para evitar que a saúde deles seja comprometida, é importante ficar atento em relação ao comportamento do animal, já que os gatos são mais discretos do que os cães, então acaba sendo mais difícil saber se eles estão com alguma dor ou doença.
Além de deixar pela casa espaços onde eles possam ficar aquecidos e confortáveis, é importante garantir que a alimentação dos gatos esteja equilibrada e forneça todos os nutrientes de que eles precisam e são importantes para fortalecer o sistema imunológico dos felinos.