Como agir em caso de incêndios no entorno de Condomínios

Imagem de Freepik

Todo o país enfrenta a estiagem, que coincide com as estações do Outono e Inverno. E o Sindicond tem acompanhado muitos relatos de moradores de Condomínios sobre as queimadas que acontecem em áreas com mato e de mata no entorno dos conjuntos habitacionais.

Para ajudar os moradores a lidarem com esta situação, a reportagem do Sindicond entrevistou o bombeiro voluntário Bruno Torres de Oliveira Silva, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Nova Odessa, que deu dicas para os Condôminos e colaboradores lidarem com a situação.

Um dos problemas das queimadas nas proximidades de prédios ou residências é a fumaça e a fuligem que podem entrar nas casas. A dica de Torres é fechar portas e janelas. Mas nem sempre essas barreiras impedem a entrada dos poluentes.

“Se perceber fumaça dentro de casa, não pode ficar, porque não faz mal apenas para quem tem problemas respiratórios, como asma, bronquite e sinusite. A inalação da fumaça, que tem gás carbônico, pode causar intoxicação”, explicou o bombeiro voluntário.

Se a fumaça tomar conta do Condomínio, como chegou a acontecer em algumas cidades do interior, o procedimento é o mesmo quando ocorre incêndio predial. A orientação de Torres é que o Condômino deixe o imóvel agachado, porque a fumaça é menos densa do que o ar. Quem caminha no meio da fumaça pode se intoxicar. A fumaça mata tanto quanto o fogo.

“Um dos grandes problemas sobre incêndio perto de muro, é que o morador pode achar que está tranquilo, porque está do outro lado do muro, mas um dos princípios da propagação do fogo é que não precisa encostar no chão, porque pode haver incêndio por radiação de calor”, explicou o bombeiro voluntário.

É muito comum nos municípios do interior a construção de Condomínio próximo de matas ou áreas verdes. O conselho de Torres é que o Condomínio faça um aceiro de no mínimo quatro metros no entorno do muro, para garantir a segurança, evitar o contato com o pasto ou vegetação e danos materiais.

Em caso de incêndios, os moradores devem acionar o Corpo de Bombeiros Militar no telefone 193 ou a Defesa Civil no 199. Em Nova Odessa, a associação atende no telefone (19) 2216-0193.