Alerta: Risco de desabamento de caixas de água

O desabamento de reservatórios de água em Condomínios em Campinas e no Rio de Janeiro, nos dois últimos meses, acendeu um sinal de alerta. A falta de manutenção de caixas de água é extremamente preocupante, na análise do Sindicond. Prevenir é melhor do que remediar sempre.

Os Síndicos devem cumprir os prazos para manutenção. Isso porque a água armazenada em locais inadequados pode causar contaminação e doenças. A recomendação é fazer a impermeabilização a cada cinco anos.

O cenário é, de fato, preocupante. Uma pesquisa de amostragem feita pelo Grupo Oceano mostrou que 84,7% das caixas inspecionadas em Condomínios estavam comprometidas, sem impermeabilização, em 2021. Das 648 caixas inspecionadas em 162 Condomínios no Estado de São Paulo, 549 estavam comprometidas, ano passado, segundo a amostragem feita pela empresa. (Confira gráficos abaixo).

Segundo a empresa, com o passar dos anos, somente a limpeza e higienização não são garantia de manutenção ao longo dos anos. A falta correta de manutenção, como tampa que vede corretamente a entrada das , pode permitir a entrada de animais no interior. “Durante essas inspeções técnicas encontramos de tudo; muitas ferragens expostas, manta asfáltica soltando, massas se decompondo, danos estruturais, animais mortos como pombo e rato, além de ninhos de baratas”, informou a empresa.

Segundo o grupo, é possível evitar incidentes semelhantes fazendo as manutenções preventivas. Os sinais de alerta que as caixas de água podem colapsar são infiltrações, ferragens expostas, danos estruturais, vazamentos, encanamentos enferrujados dentro das caixas de água e caixas sem a devida impermeabilização.

A cada real investido em manutenção preventiva, mais de dois reais são economizados, segundo a empresa.

Se ocorrer algum incidente, o Síndico ou Síndica pode ser responsabilizado civil e criminalmente por omissão, caso não tenha tomado providências.

A cada cinco anos é preciso fazer a impermeabilização das caixas d´água para evitar contato da água com o ferro ou concreto, danos estruturais e as doenças causadas por água contaminada.

Serviços que precisam ser executados pelas empresas hidráulicas para fazer a impermeabilização dos reservatórios de água:

Esvaziar toda a caixa com aproveitamento da água removida

Analisar a estrutura para avaliar o estado do concreto, vigas de aço e armagamassa

É necessário remover o que não está de acordo com as normas

Preencher os ferros com cimento e os pontos abertos

Limpar o reservatório e aplicar quatro camadas de produto polimérico para estar segura e livre de doenças

Esperar secar

Higienizar

Colocar a água de volta

Exigir certificado de garantia e de qualidade da obra

Algumas recomendações:

NBR 9.575:2010: Revestimento com manta não é mais permitido para reservatórios de água potável devido a composição química possuir substâncias cancerígenas que comprometem a saúde

Reservatórios de ferro: têm vida útil de sete anos após a instalação. Depois desse período, precisa ser revitalizado para impedir a ação galvânica e a contaminação da água.

Imagem de Pexels por Pixabay