Compartilhe esse conteúdo

Minimalismo, a tendência do momento

Minimalismo, a tendência do momento

Os moradores de Condomínios sempre nos questionam sobre tendências em decoração como forma de incentivo para deixar seus lares mais aconchegantes. Por isso, a reportagem do Sindicond entrevistou a arquiteta e decoradora Patrícia Forte, de Campinas. As palavras do momento são minimalismo e decoração com formas naturais, contou Patrícia.

A principal palavra de ordem é o minimalismo, um conceito muito usado em arquitetura e inspirado na decoração japonesa e escandinava. Menos é mais nessa tendência, mas sem deixar o conforto de lado.

Daí a razão de as pessoas procurarem tapete maior, aparador mais sequinho com único quadro com até duas cores em cima dele. Por isso, a opção tem sido por menos elementos visuais.

Com a pandemia do novo coronavírus, a montagem de um home office em casa também deixou de ser tendência e veio para ficar. As pessoas querem economizar tempo, espaço e dinheiro.

O que as pessoas buscam é a integração entre o home office e a residência em um espaço tranquilo, sem barulho externo, bem iluminado, para permitir as videochamadas. O home office deixou de ser tendência e deve aumentar nos próximos anos por causa da economia e da otimização do tempo.

“Tem muita gente usando co-working para reuniões formais e trabalhando mais em casa. Elimina custo do deslocamento. Atende mais pessoas por vez e a produtividade fica maior nesta época quando tem possibilidade de ter escritório integrado com a casa. Otimiza tempo e espaço. Fica mais corrido, mas economiza com deslocamento, com trânsito, gasolina, o aluguel de espaço”, explicou Patrícia.

Confira abaixo um rol dessas tendências que os moradores de Condomínios podem seguir para deixar seus lares aconchegantes:

•             Revestimentos da parede e piso com formas mais naturais. Estão em alta estilos de revestimentos que imitam tijolo, cimento queimado e madeira.  São de fácil aplicação e deixam os ambientes mais ´limpos´. Estão em alta porque as cores são mais neutras e são menos enjoativos. O tijolinho inglês é um revestimento muito usado em parede e 3D. Se usar textura de madeira, prefira a mais clara e sem tantos veios.

•             Quadro único, com uma ou duas cores, apoiado em um aparador sem tantos detalhes

•             As cortinas estão mais leves. As persianas cederam espaço para os painéis e tecidos mais leves

•             Saem de cena os tapetes com pelos longos para abrir espaço para os tapetes de pelo curto e grandes, que ocupem a maior parte do ambiente, como a sala

•             Os vasos com muitas flores caíram de moda. Há caos de uso de vasos apenas como elementos de decoração, sem flores. Se for investir em plantas, invista em folhagens.

•             O reaproveitamento dos móveis também está em alta. Uma mesa no quarto pode se transformar em penteadeira ou em um escritório

•             Quem não quiser seguir tendências, usar elementos atemporais,  base neutra (parede, piso e teto de cores claras);

•             Se tiver um vaso de murano, por exemplo, a preferência tem sido por uma única cor, integrado em um espaço mais claro, seguindo conceito da base neutra e cores pontuais.

•             Para quem não gosta de seguir tendências, pode optar por elementos vintage na decoração, como uma vitrola antiga, que é um elemento decorativo

•             A mistura de elementos na decoração se dá por leveza

•             Se gosta de usar cores, pintar apenas uma parede ou usar detalhes de cores diferentes, pontuais;

•             Os elementos mais fáceis de substituir são os quadros, almofadas, mantas e edredons

•             Os espelhos nunca vão sair de moda. São atemporais. Os espelhos grandes podem dar amplitude no ambiente na entrada da casa

•             Usar cor nos tapetes, almofadas, quadros ou uma parede que a própria pessoa pode pintar

•             Tem gente que troca decoração de acordo com a estação, como manta de tricô, almofadas escuras ou tecido mais grosso e tapete mais peludo no outono e inverno. Na Primavera, pode usar almofada de flores e pássaros

 

Imagem de Luis Ricardo Rivera por Pixabay 

Mais notícias