Condomínios praticam a solidariedade

Os Condomínios do Estado de São Paulo estão mobilizados em ações sociais e ambientais. Doação de sangue, plantio de árvores e coleta de roupas de invernos são algumas iniciativas que estão sendo feitas em Condomínios na capital paulista e no interior.

Reportagem recente veiculada pela TV Brasil mostrou um Condomínio na capital paulista que virou um ponto de doação de sangue, para adesão dos Condôminos. A iniciativa foi adotada pela Fundação Pró-Sangue, responsável pela coleta e estoque nos hospitais da capital, para facilitar a doação de sangue.

Mas não são todos os municípios que fazem isso. Por isso, os gestores dos Condomínios têm que consultar as prefeituras para checar esta possibilidade. É importante ressaltar também que os Síndicos que estão aderindo à iniciativa devem agendar os horários para os moradores doarem sangue, para evitar aglomerações.

Os Hemocentros em todos os municípios estão pedindo ajuda da população para doarem sangue, porque, no inverno, as doações caem.  Boa parte pede para os doadores se dirigirem até os pontos de coleta nos hospitais.

Um terço da população que mora na cidade de São Paulo vive em Condomínios. A capital paulista conta com 28 mil condomínios, nos quais residem 2,5 milhões de famílias, segundo o último levantamento feito pelo Sindicond.

O Estado de São Paulo conta com 50 mil Condomínios de todas as modalidades, totalizando aproximadamente 9 milhões de famílias que residem neles.

Por isso, a Fundação Pró-Sangue, responsável pela coleta e estoque nos hospitais, transformou as áreas dos prédios em pontos de doação. A campanha faz parte do Junho Vermelho, que existe para incentivar a doação de sangue.

Pelas redes sociais, o Sindicond também tem acompanhado iniciativas de Condôminos que estão participando das Campanhas dos Agasalhos dos municípios e colocando caixas de coletas em pontos definidos pelos Síndicos.

E outras iniciativas foram desenvolvidas em junho para plantar árvores com porte apropriados em Condomínios e nas calçadas, durante esse mês em que se comemora o Dia e a Semana do Meio Ambiente.

O Sindicond apoia essas ações solidárias. A recomendação é que sejam seguidos os rígidos protocolos de segurança para conter o avanço do novo coronavírus, como uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento.