8 em cada 10 pets sofrem com periodontite

Imagem de Freepik

Milhares de Condôminos convivem com pets em seus lares. Seja em apartamentos ou em Condomínios horizontais. Assim como os seres humanos, os pets também precisam de cuidados com a higiene bucal, sabia disso?

A médica veterinária Suzana Baroni, analista de marketing da linha para pets da Syntec do Brasil, informou que os cuidados com a saúde bucal dos pets evitam problemas simples que podem ser agravar e prejudicar o bem-estar dos animais domésticos.

Segundo a veterinária, uma das doenças que mais afetam os pets e é negligenciada é a periodontite. Segundo dados da Comac (Comissão de Animais de Companhia) do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal), pelo menos 85% da população de cachorros e gatos no país já foram afetados por esse problema.

“A doença periodontal ou periodontite pode comprometer a saúde dos dentes e da boca dos pets. Ela surge em razão do acúmulo de placa bacteriana. Mesmo sendo uma característica fisiológica normal, essa placa pode aumentar se o tutor não realizar a higienização dos dentes dos animais. Sem essa higienização, o acúmulo de placa pode se tornar um grande problema”, diz a veterinária da Syntec.

Suzana também chama atenção para outras infecções que podem ocorrer devido à periodontite. “Além de causar incômodo na boca dos cães e dos gatos, o acúmulo de placas bacterianas pode causar pneumonias, doenças hepáticas, problemas renais e doenças cardiovasculares, por exemplo. Isso acontece porque as bactérias na boca acabam sendo engolidas e podem cair na corrente sanguínea, se alojando em órgãos internos,” comentou a veterinária.

Em animais saudáveis isso raramente acontece, já que “as bactérias são rapidamente filtradas e combatidas”, explicou. No caso de pets que já estão doentes ou debilitados, “o corpo pode produzir reações químicas que enfraquecem a imunidade e as células, facilitando o surgimento de enfermidades”, comentou a veterinária.

Suzana Baroni diz que evitar a periodontite é relativamente simples. “Basta praticar bons hábitos de higiene bucal em seu pet, tais práticas são bem conhecidas: escovar os dentes e limpar as gengivas regularmente”.