Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Imagem de rawpixel.com no Freepik
Definição de Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo.
Ultimamente, este conceito tornou-se um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Este novo princípio foi ampliado para a expressão "sustentabilidade no longo prazo", um "longo prazo" de termo indefinido.
A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.
- Questão social: é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
- Questão energética: sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
- Questão ambiental: com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a desde um único empreendimento, passando por uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que ele seja:
- Ecologicamente correto;
- Economicamente viável;
- Socialmente justo;
- Culturalmente diverso.
Baseado na definição é possível afirmar:
O assunto sustentabilidade ainda deve ser muito discutido e passa por um processo de constante transformação, e nesse momento, ainda estamos aprendendo e ensinando o tempo todo.
Para as empresas, ainda existem dúvidas do que realmente é sustentabilidade, uma vez que conforme definição acima envolve mais de um ponto a ser abordado, social, econômico e ambiental. Claro que são assuntos distintos, mas diretamente ligados e não podemos tratar separadamente, uma vez que o objetivo é garantir as necessidades da geração atual e preservação do ambiente para as próximas.
Ao contrário do que muitos acreditam, praticar a sustentabilidade não é somente realizar ações ambientais, precisamos cuidar sim no meio ambiente, com reciclagens, reflorestamento, cuidar a nossa água, da área verde urbana, isso faz parte de algumas medidas de sustentabilidade, no entanto não devem ser a única forma de ser sustentável, precisamos cuidar também da parte econômica e social.
Uma empresa sustentável deve inserir todos os aspectos em sua gestão para garantir equilíbrio econômico, o bem-estar social e a preservação ambiental, podem usar programas voltados aos empregados ou para sociedade, ou mesmo implementando ações de reciclagem ou reuso de água.
A sustentabilidade deve estar alinhada aos interesses financeiros sem perder de vista as necessidades da sociedade e do planeta. Tudo isso leva tempo, estudo e dedicação. Mas quando os resultados trazem benefícios a todas as partes envolvidas, vale a pena.
Baseado na nossa realidade é possível afirmar que não tem como fugir da sustentabilidade. É uma questão de sobrevivência das empresas, exigida não só pela sociedade, mas também pelo mercado.
As novas gerações já possuem essa mentalidade intrínseca, diferente da nossa geração que está aprendendo.
Os jovens já sabem sobre emissão de gases do efeito estufa, reciclagem e voluntariado. O que devemos é descobrir como agradar esse público com a venda de produtos e/ou imagem da empresa.
Fazer a diferença e posicionar-se como uma empresa sustentável ganha ainda mais relevância, em tempos de salários e empregos reduzidos a preocupação com o humano, saúde dos empregados e familiares envolvendo a parte financeira emocional e social, faz com que as pessoas entendam o momento e vistam a camisa, e foquem no resultado com objetivo de um futuro melhor.
Claro que não podemos esquecer do lucro, pois sem ele a empresa não se sustenta. O que não deve é ser colocado como único objetivo, sacrificando o ser humano e o planeta.
É hora de tirar a sustentabilidade do discurso e trazer para a prática ou não haverá futuro para as corporações.