Compartilhe esse conteúdo

Itens de segurança e como agir em incêndios

Itens de segurança e como agir em incêndios

Imagem de jcomp no Freepik

 

Periodicamente, o Corpo de Bombeiros realiza vistorias em Condomínios residenciais no Estado de São Paulo para prevenir incêndios. Por este motivo, o Sindicond faz uma série de recomendações sobre os itens de segurança que devem passar por manutenções periódicas para garantir o pleno funcionamento e a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Em primeiro lugar, o Sindicond informa que os equipamentos de segurança devem passar por manutenção mensal ou semanal e, em alguns casos, anual. Essa atividade exige, muitas vezes, serviço especializado. 

Os moradores também têm todo o direito de saber quais os itens são obrigatórios e quando devem ser feitas essas manutenções. Tudo para garantir a segurança de todos os moradores do prédio. E devem exigir dos Síndicos e Administradoras os laudos que comprovem as manutenções. Esses documentos devem ficar anexados nos quadros de avisos.

É bom ressaltar que desde abril de 2019 o Corpo de Bombeiros passou a fiscalizar as edificações e as áreas de risco, para seguir o Código Estadual de Proteção Contra Incêndio e Emergência. Todas as edificações necessitam estar regularizadas junto ao Corpo de Bombeiros, como edifícios residenciais.

 

Confira abaixo quais os equipamentos precisam passar por manutenção constante:
  • Extintores, mangueiras e hidrantes: Devem receber manutenções anuais. Os hidrantes devem estar com as mangueiras enroladas corretamente e com bico e chave "storz". As recargas dos extintores devem estar dentro da data de validade. Os alarmes de incêndio também devem estar operantes. A sinalização de rota de fuga deve seguir as especificações técnicas. E todos os equipamentos devem conter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). MANUTENÇÃO ANUAL.
  • Porta corta-fogo: Garante a saída segura dos moradores caso haja incêndio. Essas portas especiais não podem ficar trancadas, devem estar sempre desobstruídas e fechar sozinhas após abertas. MANUTENÇÃO SEMESTRAL.
  • Escadas: As escadas que ligam os andares sempre devem estar livres. Não pode ter portões ou portas que dificultem evacuação em caso de incêndio.
  • Corrimãos: A legislação obriga que os corrimãos sejam contínuos e com altura adequada.
  • Iluminação: É essencial uma vistoria constante na iluminação dos corredores, áreas de circulação e das escadas.
  • Seguro contra Incêndios: Por lei, todo Condomínio deve estar segurado contra incêndios. Um alerta feito pelo Sindicond é que o Condomínio só será ressarcido de possíveis sinistros caso todas as obrigações legais tenham sido cumpridas e se o prédio tenha AVCB dos Bombeiros. 

 

Dicas em caso de incêndio:
  1. Ligar no telefone de emergência 193;
  2. Manter a calma;
  3. Fornecer ao atendente do Corpo de Bombeiros endereço da emergência com nome da cidade, rua, número e ponto de referência para agilizar o atendimento;
  4. Responder a todas as perguntas;
  5. Evite usar esse telefone de emergência para trote;
  6. Em caso de princípio de incêndio e se tiver conhecimento para manuseio de um extintor, efetue o combate, para evitar que as chamas se propaguem;
  7. Apoie as pessoas com dificuldades de mobilidade e procure sair do local com segurança;
  8. Em caso de incêndio, usar a escada de segurança e nunca utilize os elevadores por causa dos riscos de queda;
  9. Caso o incêndio seja no ambiente onde estiver, ao sair, feche todas as portas;
  10. Ao ouvir o alarme de incêndio, não perca tempo. Deixe imediatamente a edificação;
  11. Mantenha as portas Corta-fogo fechadas (escadas, casa de máquinas, casa de bombas).

 

Dicas de segurança:
  1. Não deixe lixeiras ou materiais na escada de segurança;
  2. Mantenha as rotas de fuga livres, como acessos, corredores e escadas;
  3. Participe da formação da brigada de incêndio de seu Condomínio;
  4. Muito cuidado ao utilizar velas;
  5. Manter os equipamentos de segurança contra incêndios visíveis e desobstruídos, como extintores, hidrantes e sinalizações.

 

Fonte: Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo

Mais notícias