Censo 2022 definirá coordenadas de residências

Uma novidade do Censo Demográfico 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a ser realizado no segundo semestre deste ano, é a coleta das coordenadas geográficas de cada domicílio visitado.

O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, disse à Agência Brasil que é a primeira vez que o Censo coletará as coordenadas de endereços urbanos, além dos rurais, o que já é feito desde 2007.

Os dados permitem visualizar a localização de casas residenciais, além da quantidade de pessoas que vivem em cada uma. Segundo Rios Neto, isso pode ser útil em situações de desastres naturais, por exemplo.

“As coordenadas ganharam uma importância maior em todo o planejamento do Censo 2022. A gente vai ter um retrato sistemático dessa distribuição da população e dos domicílios pelo país. A gente vai possibilitar novas formas de divulgação dos dados e um melhor controle da própria operação do censo”, afirmou Rios Neto.

Fonte: Agência Brasil

Foto:  Tânia Rêgo/Agência Brasil